O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sofreu hoje infiltrações de água e danos ao nível da cobertura do edifício que provocaram condicionamento em alguns serviços, sobretudo o de cirurgia de ambulatório.
Em comunicado enviado às redações, a propósito da chuva e vento fortes que se fizeram sentir ao início da manhã, a Unidade Local de Saúde do Altro Minho (ULSAM) refere que “os principais condicionamentos registam-se ao nível da cirurgia de ambulatório, que implicou a mudança dos procedimentos urgentes para o bloco operatório central”.
Segundo a ULSAM, “as infiltrações de água atingiram os serviços de neonatologia e de formação, com danos ligeiros e que não perturbam o funcionamento”.
Os “laboratórios de imunohemoterapia e patologia clínica têm alguns condicionamentos à atividade programada”, sendo que “todos os procedimentos urgentes/não programados estão a realizar-se sem constrangimentos”.
O “serviço de imagiologia, que registou alguns condicionamentos, já se encontra a funcionar na plenitude”.
“Foram verificados danos nos contentores do serviço de urgência geral de adultos, com infiltrações numa estrutura com mais de 10 anos. Ainda assim, a atividade dos serviços de urgência está a funcionar com normalidade”, acrescenta.
As “equipas da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão a trabalhar para repor as condições normais de funcionamento nos serviços mais afetados pelos estragos”, sendo que “à exceção dos condicionamentos mencionados, toda a atividade assistencial decorre com normalidade”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.