O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sofreu hoje infiltrações de água e danos ao nível da cobertura do edifício que provocaram condicionamento em alguns serviços, sobretudo o de cirurgia de ambulatório.
Em comunicado enviado às redações, a propósito da chuva e vento fortes que se fizeram sentir ao início da manhã, a Unidade Local de Saúde do Altro Minho (ULSAM) refere que “os principais condicionamentos registam-se ao nível da cirurgia de ambulatório, que implicou a mudança dos procedimentos urgentes para o bloco operatório central”.
Segundo a ULSAM, “as infiltrações de água atingiram os serviços de neonatologia e de formação, com danos ligeiros e que não perturbam o funcionamento”.
Os “laboratórios de imunohemoterapia e patologia clínica têm alguns condicionamentos à atividade programada”, sendo que “todos os procedimentos urgentes/não programados estão a realizar-se sem constrangimentos”.
O “serviço de imagiologia, que registou alguns condicionamentos, já se encontra a funcionar na plenitude”.
“Foram verificados danos nos contentores do serviço de urgência geral de adultos, com infiltrações numa estrutura com mais de 10 anos. Ainda assim, a atividade dos serviços de urgência está a funcionar com normalidade”, acrescenta.
As “equipas da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão a trabalhar para repor as condições normais de funcionamento nos serviços mais afetados pelos estragos”, sendo que “à exceção dos condicionamentos mencionados, toda a atividade assistencial decorre com normalidade”.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.