Portugal continental registou 831 ocorrências nas últimas 48 horas devido ao mau tempo, com a Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Algarve a serem as regiões mais afetadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Num balanço à agência Lusa pelas 23:30 de sexta-feira, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que, desde o início do estado de alerta especial por causa das condições meteorológicas, que esteve em vigor entre as 00:00 de quinta-feira e as 23:59 de sexta-feira, a Grande Lisboa foi a sub-região mais afetada com 131 ocorrências.
A Área Metropolitana do Porto, com 126 ocorrências e o Algarve, com 89, também foram as mais afetadas.
Quanto a tipologias, o maior número de ocorrências foi por quedas de árvore, com 342, seguido de quedas de estruturas (236), limpezas de vias (150) e inundações (85), acrescentou a mesma fonte.
Num balanço feito à Lusa pelas 09:00 de sexta-feira, Pedro Araújo tinha adiantado à Lusa que a região de Lisboa e Vale do Tejo era a mais afetada pelo mau tempo, com 246 ocorrências, num total de 609 intervenções registadas pela proteção civil desde as 00:00 de quinta-feira.
Pedro Araújo destacou que nas últimas horas do período de estado de alerta especial o número de ocorrências sofreu uma “diminuição significativa”, apesar do vento manter-se com intensidade em algumas zonas.
O comandante da ANEPC acrescentou que não há registo de desalojados, sendo os danos maioritariamente materiais.
No concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, uma árvore caiu esta sexta-feira à noite em cima de um veículo na Estrada Nacional 109, provocando um ferido ligeiro, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Região de Aveiro.
Pedro Araújo alertou ainda que a situação mais gravosa em Portugal continental é agora a agitação marítima, devido a ondas com muita energia que faz com que estejam metade das barras fechadas ou condicionadas à navegação.
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob alerta laranja devido à agitação marítima, em vigor até às 03:00 de hoje.
Já os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga entram em alerta laranja a partir das 15:00 de hoje, até às 00:00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.