Portugal continental registou 831 ocorrências nas últimas 48 horas devido ao mau tempo, com a Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Algarve a serem as regiões mais afetadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Num balanço à agência Lusa pelas 23:30 de sexta-feira, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que, desde o início do estado de alerta especial por causa das condições meteorológicas, que esteve em vigor entre as 00:00 de quinta-feira e as 23:59 de sexta-feira, a Grande Lisboa foi a sub-região mais afetada com 131 ocorrências.
A Área Metropolitana do Porto, com 126 ocorrências e o Algarve, com 89, também foram as mais afetadas.
Quanto a tipologias, o maior número de ocorrências foi por quedas de árvore, com 342, seguido de quedas de estruturas (236), limpezas de vias (150) e inundações (85), acrescentou a mesma fonte.
Num balanço feito à Lusa pelas 09:00 de sexta-feira, Pedro Araújo tinha adiantado à Lusa que a região de Lisboa e Vale do Tejo era a mais afetada pelo mau tempo, com 246 ocorrências, num total de 609 intervenções registadas pela proteção civil desde as 00:00 de quinta-feira.
Pedro Araújo destacou que nas últimas horas do período de estado de alerta especial o número de ocorrências sofreu uma “diminuição significativa”, apesar do vento manter-se com intensidade em algumas zonas.
O comandante da ANEPC acrescentou que não há registo de desalojados, sendo os danos maioritariamente materiais.
No concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, uma árvore caiu esta sexta-feira à noite em cima de um veículo na Estrada Nacional 109, provocando um ferido ligeiro, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Região de Aveiro.
Pedro Araújo alertou ainda que a situação mais gravosa em Portugal continental é agora a agitação marítima, devido a ondas com muita energia que faz com que estejam metade das barras fechadas ou condicionadas à navegação.
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob alerta laranja devido à agitação marítima, em vigor até às 03:00 de hoje.
Já os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga entram em alerta laranja a partir das 15:00 de hoje, até às 00:00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.