Logo
Nacional

Mau tempo: Portugal registou mais de 800 ocorrências

10 Fevereiro, 2024 | 12:28
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Portugal continental registou 831 ocorrências nas últimas 48 horas devido ao mau tempo, com a Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Algarve a serem as regiões mais afetadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Num balanço à agência Lusa pelas 23:30 de sexta-feira, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que, desde o início do estado de alerta especial por causa das condições meteorológicas, que esteve em vigor entre as 00:00 de quinta-feira e as 23:59 de sexta-feira, a Grande Lisboa foi a sub-região mais afetada com 131 ocorrências.

A Área Metropolitana do Porto, com 126 ocorrências e o Algarve, com 89, também foram as mais afetadas.

Quanto a tipologias, o maior número de ocorrências foi por quedas de árvore, com 342, seguido de quedas de estruturas (236), limpezas de vias (150) e inundações (85), acrescentou a mesma fonte.

Num balanço feito à Lusa pelas 09:00 de sexta-feira, Pedro Araújo tinha adiantado à Lusa que a região de Lisboa e Vale do Tejo era a mais afetada pelo mau tempo, com 246 ocorrências, num total de 609 intervenções registadas pela proteção civil desde as 00:00 de quinta-feira.

Pedro Araújo destacou que nas últimas horas do período de estado de alerta especial o número de ocorrências sofreu uma “diminuição significativa”, apesar do vento manter-se com intensidade em algumas zonas.

O comandante da ANEPC acrescentou que não há registo de desalojados, sendo os danos maioritariamente materiais.

No concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, uma árvore caiu esta sexta-feira à noite em cima de um veículo na Estrada Nacional 109, provocando um ferido ligeiro, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Região de Aveiro.

Pedro Araújo alertou ainda que a situação mais gravosa em Portugal continental é agora a agitação marítima, devido a ondas com muita energia que faz com que estejam metade das barras fechadas ou condicionadas à navegação.

Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob alerta laranja devido à agitação marítima, em vigor até às 03:00 de hoje.

Já os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga entram em alerta laranja a partir das 15:00 de hoje, até às 00:00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.