Matias Damásio, Richie Campbell e Dino D’Santiago são alguns dos artistas que vão atuar na romaria do Senhor de Matosinhos, no distrito do Porto, que se realizará de 23 de maio a 15 de junho.
Nas festas que decorrem há mais de 700 anos em Matosinhos, prolongando-se por três semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas, culturais e desportivas, tem este ano um cartaz desenhado por Valter Hugo Mãe.
Numa publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal de Matosinhos aponta que “a cidade vestir-se-á de luz, cor e tradição para receber uma das maiores romarias do Norte”, e destaca a presença confirmada de artistas como Matias Damásio, Richie Campbell, Dino D’Santiago e José Pinhal Post-Mortem Experience.
O tradicional fogo de artifício acontecerá a 07 de junho e o fogo de bonecos a 10 de junho.
Esta é uma festa conhecida pelos altares artisticamente decorados da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, um templo de Nasoni, de onde sairá a procissão ao Senhor do Padrão no dia 08 de junho.
As festas terão ainda bandas de música, artesanato, zona de gastronomia, as barraquinhas da tradicional feira da loiça, um espaço para carrosséis, carrinhos de choque e farturas.
“Este ano, o programa traz muitas razões para sair à rua. Entre os momentos altos, destaco o fogo de artifício, que ilumina os céus, a beleza dos altares decorados na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Eucaristia Solene e a grandiosa procissão, bem como os concertos”, refere a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa nota inicial publicada na programação oficial das festas.
» Programa do Senhor de Matosinhos 2025

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.