Matias Damásio, Richie Campbell e Dino D’Santiago são alguns dos artistas que vão atuar na romaria do Senhor de Matosinhos, no distrito do Porto, que se realizará de 23 de maio a 15 de junho.
Nas festas que decorrem há mais de 700 anos em Matosinhos, prolongando-se por três semanas de festividades religiosas e atividades lúdicas, culturais e desportivas, tem este ano um cartaz desenhado por Valter Hugo Mãe.
Numa publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal de Matosinhos aponta que “a cidade vestir-se-á de luz, cor e tradição para receber uma das maiores romarias do Norte”, e destaca a presença confirmada de artistas como Matias Damásio, Richie Campbell, Dino D’Santiago e José Pinhal Post-Mortem Experience.
O tradicional fogo de artifício acontecerá a 07 de junho e o fogo de bonecos a 10 de junho.
Esta é uma festa conhecida pelos altares artisticamente decorados da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, um templo de Nasoni, de onde sairá a procissão ao Senhor do Padrão no dia 08 de junho.
As festas terão ainda bandas de música, artesanato, zona de gastronomia, as barraquinhas da tradicional feira da loiça, um espaço para carrosséis, carrinhos de choque e farturas.
“Este ano, o programa traz muitas razões para sair à rua. Entre os momentos altos, destaco o fogo de artifício, que ilumina os céus, a beleza dos altares decorados na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Eucaristia Solene e a grandiosa procissão, bem como os concertos”, refere a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa nota inicial publicada na programação oficial das festas.
» Programa do Senhor de Matosinhos 2025

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.