A Martifer e a Ocean Winds, empresa detida pela EDP Renováveis e pela Engie, anunciaram uma parceria estratégica para participar no primeiro concurso para parques eólicos 'offshore' em Portugal.
“A Ocean Winds, empresa internacional dedicada à energia eólica offshore, criada como uma ‘joint venture’ 50-50 entre a EDP Renewables e a Engie, e a Martifer Renewables & Energy” fecharam uma “parceria estratégica para participarem conjuntamente no primeiro concurso para parques eólicos offshore em Portugal, que terá lugar este ano”, lê-se na mesma nota.
Segundo as empresas, a colaboração reúne a “experiência internacional da Ocean Winds no desenvolvimento e na operação de parques eólicos ‘offshore’, incluindo o único parque eólico ‘offshore’ flutuante em operação em Portugal, o WindFloat Atlantic”, com o “conhecimento da Martifer Renewables & Energy do mercado português”.
“Ao desenvolverem em conjunto parques eólicos ‘offshore’ flutuantes de última geração, que fornecerão soluções de energia sustentável e limpa, pretendem contribuir significativamente para os objetivos de energia renovável de Portugal de 2 GW [gigawatts] até 2030, alinhados com os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia”, indicaram.
Segundo a nota, “a Ocean Winds e a Martifer estão a preparar propostas abrangentes, incluindo com os principais fornecedores e infraestruturas nacionais, alinhadas com os objetivos nacionais para apoiar as metas de transição energética de Portugal”, e esperam “que esta parceria promova o crescimento económico, crie empregos de alta qualidade e traga tecnologias inovadoras para o mercado eólico ‘offshore’ português”.
Num outro comunicado, enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e divulgado hoje, a Martifer detalhou que a sua participação “na parceria é de 10% e está alinhada com o Plano Estratégico em vigor, nomeadamente na ambição de crescimento e criação de valor sustentado e sustentável na área da energia, em negócios que potenciam sinergias” com as restantes áreas de negócio do grupo.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.