Logo
Nacional

Martifer e empresa da EDP e Engie fecham parceria para concurso eólico

24 Julho, 2024 | 14:17
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Martifer e a Ocean Winds, empresa detida pela EDP Renováveis e pela Engie, anunciaram uma parceria estratégica para participar no primeiro concurso para parques eólicos 'offshore' em Portugal.

“A Ocean Winds, empresa internacional dedicada à energia eólica offshore, criada como uma ‘joint venture’ 50-50 entre a EDP Renewables e a Engie, e a Martifer Renewables & Energy” fecharam uma “parceria estratégica para participarem conjuntamente no primeiro concurso para parques eólicos offshore em Portugal, que terá lugar este ano”, lê-se na mesma nota.

Segundo as empresas, a colaboração reúne a “experiência internacional da Ocean Winds no desenvolvimento e na operação de parques eólicos ‘offshore’, incluindo o único parque eólico ‘offshore’ flutuante em operação em Portugal, o WindFloat Atlantic”, com o “conhecimento da Martifer Renewables & Energy do mercado português”.

“Ao desenvolverem em conjunto parques eólicos ‘offshore’ flutuantes de última geração, que fornecerão soluções de energia sustentável e limpa, pretendem contribuir significativamente para os objetivos de energia renovável de Portugal de 2 GW [gigawatts] até 2030, alinhados com os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia”, indicaram.

Segundo a nota, “a Ocean Winds e a Martifer estão a preparar propostas abrangentes, incluindo com os principais fornecedores e infraestruturas nacionais, alinhadas com os objetivos nacionais para apoiar as metas de transição energética de Portugal”, e esperam “que esta parceria promova o crescimento económico, crie empregos de alta qualidade e traga tecnologias inovadoras para o mercado eólico ‘offshore’ português”.

Num outro comunicado, enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e divulgado hoje, a Martifer detalhou que a sua participação “na parceria é de 10% e está alinhada com o Plano Estratégico em vigor, nomeadamente na ambição de crescimento e criação de valor sustentado e sustentável na área da energia, em negócios que potenciam sinergias” com as restantes áreas de negócio do grupo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 12 Dezembro, 2025

Viana STARTS torna-se referência nacional na inovação urbana e inspira outras cidades

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.