O português Camilo Abdula, ex-campeão do mundo de stand 1, assegurou a passagem à final do Mundial de surf adaptado, na Califórnia, fase em que está também a vianense Marta Paço, que defende o título mundial em VI 1.
Camilo Abdula, que ganhou o ‘ouro’ em 2022, ficou em quarto na sua bateria, atrás do francês Maxime Clarkin e dos japoneses Shingo Kato e Suguru Nara, mas garantiu um lugar na final, tal como a tricampeã mundial Marta Paço, que na terça-feira já tinha assegurado a presença na final, onde vai tentar o ‘tetra’.
Para tal, a jovem surfista de Viana do Castelo ultrapassou a espanhola Carmen Lopez e as francesas Valentina Moskoteoc e Juliette Mas.
No terceiro dia do Mundial, Portugal perdeu o terceiro elemento da comitiva, Afonso Faria, que caiu na ronda três da competição de prone 2, batido pelo colombiano Freddy Marimon, pelo norte-americano Jesse Billauer e pelo espanhol Angel Curiel, e sai da Califórnia com o nono lugar.
“Um dia marcante para nós, com o Camilo [Abdula] a juntar-se à Marta [Paço] nas finais, mas com o sabor agridoce da eliminação do Afonso Faria. No entanto, tenho de elogiar este jovem pelo seu espírito e alegria que traz à equipa e assinalar a evolução que teve desde o ano passado. Seguramente veremos muito mais do Afonso nestes palcos”, realçou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
O Mundial de surf adaptado decorre até sábado em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.