O português Camilo Abdula, ex-campeão do mundo de stand 1, assegurou a passagem à final do Mundial de surf adaptado, na Califórnia, fase em que está também a vianense Marta Paço, que defende o título mundial em VI 1.
Camilo Abdula, que ganhou o ‘ouro’ em 2022, ficou em quarto na sua bateria, atrás do francês Maxime Clarkin e dos japoneses Shingo Kato e Suguru Nara, mas garantiu um lugar na final, tal como a tricampeã mundial Marta Paço, que na terça-feira já tinha assegurado a presença na final, onde vai tentar o ‘tetra’.
Para tal, a jovem surfista de Viana do Castelo ultrapassou a espanhola Carmen Lopez e as francesas Valentina Moskoteoc e Juliette Mas.
No terceiro dia do Mundial, Portugal perdeu o terceiro elemento da comitiva, Afonso Faria, que caiu na ronda três da competição de prone 2, batido pelo colombiano Freddy Marimon, pelo norte-americano Jesse Billauer e pelo espanhol Angel Curiel, e sai da Califórnia com o nono lugar.
“Um dia marcante para nós, com o Camilo [Abdula] a juntar-se à Marta [Paço] nas finais, mas com o sabor agridoce da eliminação do Afonso Faria. No entanto, tenho de elogiar este jovem pelo seu espírito e alegria que traz à equipa e assinalar a evolução que teve desde o ano passado. Seguramente veremos muito mais do Afonso nestes palcos”, realçou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
O Mundial de surf adaptado decorre até sábado em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.