Este sábado, 29 de outubro, Castelo do Neiva acolhe a iniciativa “Aldeias de Mar – Castelo do Neiva”, que inclui a inauguração da exposição “Um Mar de Tradições” e a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada, no âmbito da candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva.
O programa arranca pelas 11h00, com a abertura da exposição “Um Mar de Tradições” na sede do GRECANE. Depois, entre as 12h00 e as 16h00, a Rua dos Pescadores acolhe a iniciativa “Um Mar de Iguarias”, uma mostra gastronómica conjugada com animação diversa.
O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo.
A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, visa promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social.
Esta candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva inclui a exposição temática, de cariz etnográfico, que abordará os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta Aldeia de Mar.
Já o Mar de Iguarias vai apresentar os produtos gastronómicos do mar de origem local, associando esta mostra a um festival etnográfico e cultural, onde grupos folclóricos e etnográficos e associações desta Aldeia de Mar irão mostrar parte dos seus usos e costumes.
A candidatura implica ainda o desenvolvimento de um filme promocional bilingue, com uma comunicação mais apelativa inerente à riqueza, cultural, natural e do património edificado desta Aldeia de Mar, alavancando o potencial de atração e o interesse em visitar esta região.
O projeto Aldeia de Mar – Castelo do Neiva, através da valorização da cultura marítima, da promoção da gastronomia e produtos locais, assim como na divulgação do potencial turístico desta Aldeia de Mar, irá contribuir para os objetivos da EDL, Litoral Norte (LN), nomeadamente na promoção e valorização dos recursos diferenciadores do território, da sustentabilidade ambiental, do património e da cultura marítima. O impacto deste projeto será ainda visível no desenvolvimento do turismo de mar, no apoio ao empreendedorismo e na promoção do Plano de Mar.

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.