Este sábado, 29 de outubro, Castelo do Neiva acolhe a iniciativa “Aldeias de Mar – Castelo do Neiva”, que inclui a inauguração da exposição “Um Mar de Tradições” e a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada, no âmbito da candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva.
O programa arranca pelas 11h00, com a abertura da exposição “Um Mar de Tradições” na sede do GRECANE. Depois, entre as 12h00 e as 16h00, a Rua dos Pescadores acolhe a iniciativa “Um Mar de Iguarias”, uma mostra gastronómica conjugada com animação diversa.
O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo.
A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, visa promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social.
Esta candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva inclui a exposição temática, de cariz etnográfico, que abordará os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta Aldeia de Mar.
Já o Mar de Iguarias vai apresentar os produtos gastronómicos do mar de origem local, associando esta mostra a um festival etnográfico e cultural, onde grupos folclóricos e etnográficos e associações desta Aldeia de Mar irão mostrar parte dos seus usos e costumes.
A candidatura implica ainda o desenvolvimento de um filme promocional bilingue, com uma comunicação mais apelativa inerente à riqueza, cultural, natural e do património edificado desta Aldeia de Mar, alavancando o potencial de atração e o interesse em visitar esta região.
O projeto Aldeia de Mar – Castelo do Neiva, através da valorização da cultura marítima, da promoção da gastronomia e produtos locais, assim como na divulgação do potencial turístico desta Aldeia de Mar, irá contribuir para os objetivos da EDL, Litoral Norte (LN), nomeadamente na promoção e valorização dos recursos diferenciadores do território, da sustentabilidade ambiental, do património e da cultura marítima. O impacto deste projeto será ainda visível no desenvolvimento do turismo de mar, no apoio ao empreendedorismo e na promoção do Plano de Mar.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.