Este sábado, 29 de outubro, Castelo do Neiva acolhe a iniciativa “Aldeias de Mar – Castelo do Neiva”, que inclui a inauguração da exposição “Um Mar de Tradições” e a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada, no âmbito da candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva.
O programa arranca pelas 11h00, com a abertura da exposição “Um Mar de Tradições” na sede do GRECANE. Depois, entre as 12h00 e as 16h00, a Rua dos Pescadores acolhe a iniciativa “Um Mar de Iguarias”, uma mostra gastronómica conjugada com animação diversa.
O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo.
A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, visa promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social.
Esta candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva inclui a exposição temática, de cariz etnográfico, que abordará os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta Aldeia de Mar.
Já o Mar de Iguarias vai apresentar os produtos gastronómicos do mar de origem local, associando esta mostra a um festival etnográfico e cultural, onde grupos folclóricos e etnográficos e associações desta Aldeia de Mar irão mostrar parte dos seus usos e costumes.
A candidatura implica ainda o desenvolvimento de um filme promocional bilingue, com uma comunicação mais apelativa inerente à riqueza, cultural, natural e do património edificado desta Aldeia de Mar, alavancando o potencial de atração e o interesse em visitar esta região.
O projeto Aldeia de Mar – Castelo do Neiva, através da valorização da cultura marítima, da promoção da gastronomia e produtos locais, assim como na divulgação do potencial turístico desta Aldeia de Mar, irá contribuir para os objetivos da EDL, Litoral Norte (LN), nomeadamente na promoção e valorização dos recursos diferenciadores do território, da sustentabilidade ambiental, do património e da cultura marítima. O impacto deste projeto será ainda visível no desenvolvimento do turismo de mar, no apoio ao empreendedorismo e na promoção do Plano de Mar.

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.