Em Viana do Castelo, será criada a segunda Base Ponto de Apoio Naval do país. A garantia foi dada, no sábado, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), no final das cerimónias oficiais do Dia da Marinha que, por estes dias, aconteceram na cidade vianense. A base ponto de apoio naval será criada próximo dos estaleiros da WestSea e será o segundo do país, a seguir ao de Lisboa.
O Almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa indicou que a criação desta segunda Base de Apoio Naval surge em sequência da diversificação da atividade em torno do Mar, que atualmente não se limita à pesca, incluindo também a navegação marítimo-turística e a criação de “quintas de vento (parques eólicos) com geradores”.
“Com esse ponto de apoio naval, é muito mais fácil ter aqui um navio e pô-lo a reparar, do que mandar equipas daqui a Lisboa ou andar sempre a trazer navios de Lisboa para aqui”, referiu o Chefe do Estado-Maior da Armada.
Também durante as comemorações do Dia da Marinha, foi a bordo do Navio-Escola Sagres que a Câmara Municipal, a administração da APDL e a Marinha Portuguesa assinaram o protocolo de colaboração para a instalação, no porto comercial da cidade, deste base ponto de apoio naval.
O documento refere que as “partes reconhecem a oportunidade de colaboração com o objetivo de identificar uma instalação adequada para a edificação de um ponto de apoio naval da Marinha” na cidade.
Anteriormente, o protocolo fora aprovado em reunião de executivo, tendo o autarca explicado que a posição do município neste protocolo “é simbólica”, uma vez que a decisão de instalação da base naval cabe à Marinha e à Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo. “É uma decisão estratégica que concorre para o reconhecimento que a Marinha tem por Viana do Castelo”, garantiu Luís Nobre.
“A presença contínua da Marinha vem potenciar uma posição estratégica de Viana do Castelo no setor da construção naval e poderá criar condições para o aparecimento de atividades conexas, diversificar e qualificar mão-de-obra”, afirmou ainda.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.