O dispositivo da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional (AMN) continua ativo nas regiões afetadas pelas recentes depressões e cheias em Portugal Continental, prestando apoio essencial à população.
No domingo, 15 de fevereiro, os operacionais destacaram-se no concelho de Alcácer do Sal, garantindo transporte de moradores de localidades inundadas para que pudessem exercer o direito de voto.
Desde o início das operações, os elementos da Marinha e da AMN, em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), já apoiaram mais de 170 mil pessoas e percorreram mais de 9.000 quilómetros em ações de reconhecimento. Entre os trabalhos realizados destacam-se:
Resgate de mais de 280 pessoas com embarcações prontas para intervenção imediata;
Remoção de cerca de 435 toneladas de detritos fluviais;
Reconhecimento de mais de 230 km de infraestruturas elétricas com drones;
Reparação e apoio a 360 infraestruturas habitacionais e de serviços públicos;
Realização de mais de 310 ações de apoio a equipamentos de produção de energia;
Auxílio a mais de 400 animais e transporte de cerca de 11 toneladas de alimentos;
Apoio a 60 embarcações no rio Guadiana, em colaboração com a Polícia Marítima de Vila Real de Santo António;
Drenagem de água em zonas inundadas de Alcácer do Sal, realizada pelo Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM).
Para estas operações, a Marinha mantém 47 botes prontos em diversas zonas ribeirinhas com risco de cheias, incluindo:
Rio Lis, em Leiria – 4 botes;
Rio Mondego (Montemor-o-Velho, Coimbra e Soure) – 16 botes e 2 Lanchas Anfíbias de Reabastecimento e Carga (LARC);
Rio Tejo, em Tancos – 8 botes;
Rio Sorraia, em Salvaterra de Magos – 5 botes;
Rio Sado, em Alcácer do Sal – 8 botes (2 cedidos aos Bombeiros Voluntários de Alcácer);
Rio Arade, em Portimão – 1 bote;
Base Naval de Lisboa – 5 botes em prontidão.
Atualmente, cerca de 482 militares, militarizados e elementos da Polícia Marítima, apoiados por 68 viaturas, 52 embarcações, 5 geradores, 17 drones e 1 helicóptero em prontidão, continuam empenhados no auxílio às populações afetadas.
A Marinha e a AMN reforçam assim o compromisso com a segurança das populações e a proteção das zonas ribeirinhas, mantendo presença ativa enquanto durar o risco de cheias.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.
O Atlético dos Arcos garantiu este domingo a qualificação para as meias-finais da Taça da AF Viana do Castelo, ao vencer em Castelo de Neiva o Castelense por 1-2.
António José Seguro saiu, no domingo, vencedor da segunda volta das presidenciais nos três concelhos que tinham adiado a votação devido ao mau tempo.
O dispositivo da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional (AMN) continua ativo nas regiões afetadas pelas recentes depressões e cheias em Portugal Continental, prestando apoio essencial à população.
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.