A Marinha Portuguesa terminou hoje o acompanhamento no mar de três navios da Rússia que estão referenciados por “alegadamente transportarem material utilizado no esforço de guerra russo” e que atravessaram a Zona Económica Exclusiva do continente.
“A Marinha Portuguesa, através dos navios NRP Setúbal, NRP Viana do Castelo e NRP Dragão, terminou hoje o acompanhamento no mar de três navios russos na sua passagem pela Zona Económica Exclusiva do continente”, lê-se num comunicado de imprensa da Marinha.
O acompanhamento dos cargueiros Ursa Major e Sparta IV e do navio-petroleiro Yaz foi iniciado na sexta-feira.
Foi através do Centro de Operações Marítimas que a Marinha garantiu a vigilância permanente das áreas de soberania ou jurisdição nacional.
A instituição portuguesa acrescentou que vai continuar a monitorizar todos os dias do ano “a passagem de navios com vista à segurança internacional” e à “promoção e proteção dos interesses de Portugal no e através do mar”.
A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.