A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício terão sido detidas esta quarta-feira pelas autoridades israelitas, quando integravam uma flotilha humanitária com destino a Gaza.
Em direto no Instagram, pouco antes da interrupção da transmissão, Mariana Mortágua relatou que o barco em que seguia, o Adara, estaria a ser rodeado por embarcações militares. “As autoridades israelitas pediram para falar com o capitão e, pouco depois, a emissão terminou”, contou.
Minutos mais tarde, foi divulgado nas suas redes sociais um vídeo gravado previamente, no qual a deputada alertava: “Se estão a ver este vídeo, é porque o meu barco (…) foi intercetado ou atacado pelas forças israelitas. Muito provavelmente fui levada contra a minha vontade para uma detenção, agindo contra a lei internacional. Peço que contactem o Governo português para garantir a libertação não só de mim, de Sofia Aparício e de Miguel Duarte, mas de todos os participantes desta missão.”
De acordo com a Flotilha Global Sumud, várias embarcações da missão humanitária foram “ilegalmente intercetadas” no Mediterrâneo. As câmaras a bordo terão sido desligadas no momento em que militares israelitas abordaram os navios.
O ministro da Defesa italiano confirmou entretanto que os barcos foram cercados e que os ativistas deverão ser transferidos para Israel, para depois serem expulsos.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.