A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício terão sido detidas esta quarta-feira pelas autoridades israelitas, quando integravam uma flotilha humanitária com destino a Gaza.
Em direto no Instagram, pouco antes da interrupção da transmissão, Mariana Mortágua relatou que o barco em que seguia, o Adara, estaria a ser rodeado por embarcações militares. “As autoridades israelitas pediram para falar com o capitão e, pouco depois, a emissão terminou”, contou.
Minutos mais tarde, foi divulgado nas suas redes sociais um vídeo gravado previamente, no qual a deputada alertava: “Se estão a ver este vídeo, é porque o meu barco (…) foi intercetado ou atacado pelas forças israelitas. Muito provavelmente fui levada contra a minha vontade para uma detenção, agindo contra a lei internacional. Peço que contactem o Governo português para garantir a libertação não só de mim, de Sofia Aparício e de Miguel Duarte, mas de todos os participantes desta missão.”
De acordo com a Flotilha Global Sumud, várias embarcações da missão humanitária foram “ilegalmente intercetadas” no Mediterrâneo. As câmaras a bordo terão sido desligadas no momento em que militares israelitas abordaram os navios.
O ministro da Defesa italiano confirmou entretanto que os barcos foram cercados e que os ativistas deverão ser transferidos para Israel, para depois serem expulsos.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.