A atleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Machado, e Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se este domingo, campeões nacionais de estrada, em Viana do Castelo. Coletivamente, venceu o Sporting, em masculinos e femininos.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada cumpriu-se hoje, na Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo. Mariana Machado carimbou a sua segunda vitória como sénior nesta competição, com o tempo de 33m28s, depois do primeiro título em 2021 e de no ano passado ter sido Solange Jesus a vencer esta competição. Este ano a atleta do Feirense classificou-se na terceira posição, atrás de Ana Ferreira, do Sporting, que voltou a ser segunda classificada.

Do lado masculino, o vianense Hélio Gomes também carimbou a seu segundo título de campeão nacional de estrada, com o tempo de 29m00s, tendo vencido pela primeira vez em 2017, numa competição ganha pelo queniano ao serviço do Sporting, Vincent Rono, em 28m52s. Bernardo Rocha, do Salgueiros, manteve o segundo lugar alcançado nestes campeonatos no ano passado, terceiro na competição, com o vencedor na época passada, Rui Pinto, a fechar o pódio, no terceiro lugar, quarto na competição.
Coletivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos. Do lado feminino, o Feirense passou de terceiro no ano passado, a segundo nesta época, com o Braga a voltar aos pódios, na terceira posição. Do lado masculino, o Braga manteve a segunda posição, e o Salgueiros voltou ao pódio, para subir ao terceiro lugar.
Diana Fernandes e João Azevedo são os campeões nacionais sub-20
No que ao escalão sub-20 diz respeito, a mais rápida foi Diana Fernandes, da União Desportiva da Várzea, que se sagrou campeã com o tempo de 35m57s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Beatriz Rocha e Beatriz Pereira, do Maia.
Do lado masculino, sagrou-se campeão João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, com o tempo de 31m31s. No segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, João Santos e João Vaz, ambos do Sporting Clube de Portugal.
Coletivamente, venceu o Maia, em femininos, e o Sporting, em masculinos.
Estes campeonatos receberam ainda a competição de desporto adaptado, com Diana Oliveira, da equipa A Natureza Ensina, a vencer em 42m57s. Do lado masculino, venceu João Monteiro, do Penta Clube Covilhã, em 35m17s.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.