A atleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Machado, e Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se este domingo, campeões nacionais de estrada, em Viana do Castelo. Coletivamente, venceu o Sporting, em masculinos e femininos.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada cumpriu-se hoje, na Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo. Mariana Machado carimbou a sua segunda vitória como sénior nesta competição, com o tempo de 33m28s, depois do primeiro título em 2021 e de no ano passado ter sido Solange Jesus a vencer esta competição. Este ano a atleta do Feirense classificou-se na terceira posição, atrás de Ana Ferreira, do Sporting, que voltou a ser segunda classificada.

Do lado masculino, o vianense Hélio Gomes também carimbou a seu segundo título de campeão nacional de estrada, com o tempo de 29m00s, tendo vencido pela primeira vez em 2017, numa competição ganha pelo queniano ao serviço do Sporting, Vincent Rono, em 28m52s. Bernardo Rocha, do Salgueiros, manteve o segundo lugar alcançado nestes campeonatos no ano passado, terceiro na competição, com o vencedor na época passada, Rui Pinto, a fechar o pódio, no terceiro lugar, quarto na competição.
Coletivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos. Do lado feminino, o Feirense passou de terceiro no ano passado, a segundo nesta época, com o Braga a voltar aos pódios, na terceira posição. Do lado masculino, o Braga manteve a segunda posição, e o Salgueiros voltou ao pódio, para subir ao terceiro lugar.
Diana Fernandes e João Azevedo são os campeões nacionais sub-20
No que ao escalão sub-20 diz respeito, a mais rápida foi Diana Fernandes, da União Desportiva da Várzea, que se sagrou campeã com o tempo de 35m57s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Beatriz Rocha e Beatriz Pereira, do Maia.
Do lado masculino, sagrou-se campeão João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, com o tempo de 31m31s. No segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, João Santos e João Vaz, ambos do Sporting Clube de Portugal.
Coletivamente, venceu o Maia, em femininos, e o Sporting, em masculinos.
Estes campeonatos receberam ainda a competição de desporto adaptado, com Diana Oliveira, da equipa A Natureza Ensina, a vencer em 42m57s. Do lado masculino, venceu João Monteiro, do Penta Clube Covilhã, em 35m17s.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.