A atleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Machado, e Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se este domingo, campeões nacionais de estrada, em Viana do Castelo. Coletivamente, venceu o Sporting, em masculinos e femininos.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada cumpriu-se hoje, na Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo. Mariana Machado carimbou a sua segunda vitória como sénior nesta competição, com o tempo de 33m28s, depois do primeiro título em 2021 e de no ano passado ter sido Solange Jesus a vencer esta competição. Este ano a atleta do Feirense classificou-se na terceira posição, atrás de Ana Ferreira, do Sporting, que voltou a ser segunda classificada.
Do lado masculino, o vianense Hélio Gomes também carimbou a seu segundo título de campeão nacional de estrada, com o tempo de 29m00s, tendo vencido pela primeira vez em 2017, numa competição ganha pelo queniano ao serviço do Sporting, Vincent Rono, em 28m52s. Bernardo Rocha, do Salgueiros, manteve o segundo lugar alcançado nestes campeonatos no ano passado, terceiro na competição, com o vencedor na época passada, Rui Pinto, a fechar o pódio, no terceiro lugar, quarto na competição.
Coletivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos. Do lado feminino, o Feirense passou de terceiro no ano passado, a segundo nesta época, com o Braga a voltar aos pódios, na terceira posição. Do lado masculino, o Braga manteve a segunda posição, e o Salgueiros voltou ao pódio, para subir ao terceiro lugar.
Diana Fernandes e João Azevedo são os campeões nacionais sub-20
No que ao escalão sub-20 diz respeito, a mais rápida foi Diana Fernandes, da União Desportiva da Várzea, que se sagrou campeã com o tempo de 35m57s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Beatriz Rocha e Beatriz Pereira, do Maia.
Do lado masculino, sagrou-se campeão João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, com o tempo de 31m31s. No segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, João Santos e João Vaz, ambos do Sporting Clube de Portugal.
Coletivamente, venceu o Maia, em femininos, e o Sporting, em masculinos.
Estes campeonatos receberam ainda a competição de desporto adaptado, com Diana Oliveira, da equipa A Natureza Ensina, a vencer em 42m57s. Do lado masculino, venceu João Monteiro, do Penta Clube Covilhã, em 35m17s.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.