A atleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Machado, e Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se este domingo, campeões nacionais de estrada, em Viana do Castelo. Coletivamente, venceu o Sporting, em masculinos e femininos.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada cumpriu-se hoje, na Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo. Mariana Machado carimbou a sua segunda vitória como sénior nesta competição, com o tempo de 33m28s, depois do primeiro título em 2021 e de no ano passado ter sido Solange Jesus a vencer esta competição. Este ano a atleta do Feirense classificou-se na terceira posição, atrás de Ana Ferreira, do Sporting, que voltou a ser segunda classificada.

Do lado masculino, o vianense Hélio Gomes também carimbou a seu segundo título de campeão nacional de estrada, com o tempo de 29m00s, tendo vencido pela primeira vez em 2017, numa competição ganha pelo queniano ao serviço do Sporting, Vincent Rono, em 28m52s. Bernardo Rocha, do Salgueiros, manteve o segundo lugar alcançado nestes campeonatos no ano passado, terceiro na competição, com o vencedor na época passada, Rui Pinto, a fechar o pódio, no terceiro lugar, quarto na competição.
Coletivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos. Do lado feminino, o Feirense passou de terceiro no ano passado, a segundo nesta época, com o Braga a voltar aos pódios, na terceira posição. Do lado masculino, o Braga manteve a segunda posição, e o Salgueiros voltou ao pódio, para subir ao terceiro lugar.
Diana Fernandes e João Azevedo são os campeões nacionais sub-20
No que ao escalão sub-20 diz respeito, a mais rápida foi Diana Fernandes, da União Desportiva da Várzea, que se sagrou campeã com o tempo de 35m57s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Beatriz Rocha e Beatriz Pereira, do Maia.
Do lado masculino, sagrou-se campeão João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, com o tempo de 31m31s. No segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, João Santos e João Vaz, ambos do Sporting Clube de Portugal.
Coletivamente, venceu o Maia, em femininos, e o Sporting, em masculinos.
Estes campeonatos receberam ainda a competição de desporto adaptado, com Diana Oliveira, da equipa A Natureza Ensina, a vencer em 42m57s. Do lado masculino, venceu João Monteiro, do Penta Clube Covilhã, em 35m17s.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.