A superintendente Maria dos Anjos Gabriel Pereira é a nova comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na estrutura da Polícia de Segurança Pública no Alto Minho.
Natural de Braga, Maria dos Anjos Gabriel , tem 56 anos, é licenciada em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e possui o mestrado em Sociologia, área de especialização em Sociologia da Saúde, pela Universidade do Minho, e pós-graduação em Medicina Legal, pelo Instituto de Medicina Legal do Porto.
A nova comandante de Viana do Castelo vai substituir o superintendente Rui Conde, que passa a comandar a PSP de Aveiro.
Tomada de posse dos seguintes Comandantes:

• Superintendente Rui Manuel de Almeida Conde, para o exercício do cargo de Comandante Distrital de Aveiro;
• Superintendente Maria dos Anjos Gabriel Pereira, para o exercício do cargo de Comandante Distrital de Viana do Castelo;
• Superintendente Isabel da Conceição de Figueiredo Nabeiro Canelas, para o exercício do cargo de Comandante Distrital de Portalegre;
• Superintendente Carlos Miguel Domingues Anastácio, para o exercício do cargo de Comandante Distrital de Évora;
• Superintendente Rui Jorge da Rocha e Silva, para o exercício do cargo de Comandante Distrital de Bragança.
A cerimónia de Tomada de Posse que se realizou na Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, em representação da Ministra da Administração Interna, e pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho.

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.