Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.
Maria Augusta Pereira d’ Eça d’ Agorreta d’ Alpuim nasceu em abril de 1915, em Lisboa, mas com apenas oito anos veio viver para o Paço d’Anha, em Vila Nova de Anha, no distrito de Viana do Castelo.
Aos 17 anos integrou o grupo fundador da Ação Católica em Viana, tendo, ao longo da sua vida, continuado a participar ativamente na vida social da cidade, nomeadamente, na subdelegação da Mocidade Portuguesa, no Jardim de Infância Nun’ Álvares, na Associação Guias de Portugal de Viana do Castelo e na Casa dos Rapazes.
Maria Augusta Pereira foi vereadora da Instrução e Assistência, de 1968 a 1974, mas teve de assumir a presidência da Câmara de Viana do Castelo, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.
No âmbito cultural, para além da colaboração em vários jornais, esteve ligada à fundação dos Cadernos Vianenses. Pertenceu ainda à direção do Centro de Estudos Regionais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.
A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.