Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.
Maria Augusta Pereira d’ Eça d’ Agorreta d’ Alpuim nasceu em abril de 1915, em Lisboa, mas com apenas oito anos veio viver para o Paço d’Anha, em Vila Nova de Anha, no distrito de Viana do Castelo.
Aos 17 anos integrou o grupo fundador da Ação Católica em Viana, tendo, ao longo da sua vida, continuado a participar ativamente na vida social da cidade, nomeadamente, na subdelegação da Mocidade Portuguesa, no Jardim de Infância Nun’ Álvares, na Associação Guias de Portugal de Viana do Castelo e na Casa dos Rapazes.
Maria Augusta Pereira foi vereadora da Instrução e Assistência, de 1968 a 1974, mas teve de assumir a presidência da Câmara de Viana do Castelo, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.
No âmbito cultural, para além da colaboração em vários jornais, esteve ligada à fundação dos Cadernos Vianenses. Pertenceu ainda à direção do Centro de Estudos Regionais.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.