Logo
Regional

Maria Augusta d’ Alpuim foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara de Viana

8 Março, 2024 | 18:50
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". A informação foi divulgada pela autarquia, esta sexta-feira, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

Maria Augusta Pereira d’ Eça d’ Agorreta d’ Alpuim nasceu em abril de 1915, em Lisboa, mas com apenas oito anos veio viver para o Paço d’Anha, em Vila Nova de Anha, no distrito de Viana do Castelo.

Aos 17 anos integrou o grupo fundador da Ação Católica em Viana, tendo, ao longo da sua vida, continuado a participar ativamente na vida social da cidade, nomeadamente, na subdelegação da Mocidade Portuguesa, no Jardim de Infância Nun’ Álvares, na Associação Guias de Portugal de Viana do Castelo e na Casa dos Rapazes.

Maria Augusta Pereira foi vereadora da Instrução e Assistência, de 1968 a 1974,  mas teve de assumir a presidência da Câmara de Viana do Castelo, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.

No âmbito cultural, para além da colaboração em vários jornais, esteve ligada à fundação dos Cadernos Vianenses. Pertenceu ainda à direção do Centro de Estudos Regionais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.