Até 14 de julho, Viana do Castelo volta a receber o festival “Marginal”, evento que acontece ao ar livre, entre o Jardim Público e o Jardim da Marina, numa iniciativa que promove uma aliança entre o lazer, a cultura e a natureza.
Apresenta-se com um abrangente programa de atividades onde se incluem concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids para o público infanto-infantil, Viana Beer Fest, entre muito mais, sempre de acesso livre.
O Marginal tem abertura oficial agendada para hoje, 04 de julho, pelas 18 horas, mas durante o primeiro dia do Festival Marginal estará exposto um painel de 7 metros desenhado por membros da Associação Seniores de Barroselas. A iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril integra a instalação de um mural alusivo e, entre as 9h45 e as 11h45, e das 14h45 às 16h45, alunos do 2.º ciclo do concelho vão, em oficinas de stencil e de ilustração, interpretar esses desenhos, e falar sobre ditadura e liberdade, interagindo com os participantes mais velhos, que têm ainda memória da ditadura.
O Marginal vai integrar também o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal, de 4 a 7 de julho, que pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais. Nesta primeira edição estarão presentes doze marcas nacionais representativas de boa parte das regiões do país, duas marcas de Espanha – o país convidado desta primeira edição –, sidras artesanais, entre outras propostas que trarão para prova mais de 150 cervejas artesanais e bebidas fermentadas, no Jardim da Marina. Decorrerão um conjunto de atividades cervejeiras, workshops/showcookings conduzidos pelo Chef Thiago Moura direcionados ao tema da regeneração, reaproveitamento e economia circular na cozinha, sempre em harmonização com cerveja.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.