De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
Promovida inteiramente ao ar livre, esta iniciativa promove uma aliança entre o lazer, a cultura e a natureza e está integrada em Viana do Castelo – Capital da Cultura 2025 do Eixo Atlântico.
A segunda edição do Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal acontece na primeira semana, de 3 a 6 de julho, o Anfiteatro da Marina, e pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais.
Na noite de 4 de julho, Carolina de Deus sobe ao palco do Anfiteatro da Marina às 22h00. Depois, a partir das 23h30, o Jardim da Marina recebe DJ Tille Poppa.
Destaque para Ciclo de Concertos Atlânticos #06 – Viana Rock Fest, no dia 5 de julho, um grandioso espetáculo de rock, com a presença de vários grupos, que acontece também no anfiteatro. A partir das 19h45, com entrada livre, o Viana Rock Fest vai contar com a participação de Bala, Thorne, Unfinished Grounds, Malaboos, Youth Yard, Puto, Coisa Mansa e Dead Worms.
De 3 a 5 de julho, quinta-feira a sábado, sempre às 20h00, o Jardim Público acolhe as Cozinhas do Mundo, numa verdadeira troca de conhecimentos em torno da gastronomia.
Na segunda semana, de 10 a 12 de julho, a animação volta aos jardins principais da cidade e as Cozinhas do Mundo acontecem sempre às 20h00.
Big Band ZEPAM assume a liderança no Anfiteatro da Marina, na noite de 10 de julho, a partir das 22h00. A 11 de julho, sexta-feira, concerto de Beatriz Rosário, seguida de uma Silent Party.
A 12 de julho, sábado, a noite conta com Tina Turner Tribute – Tour ’25| Sónia Costa, seguida de DJ Pedro Faria.
A pensar nos mais novos, o Marginal integra atividades infantis “Uma aventura no Eixo Atlântico”, sempre das 18h00 às 22h00, de quinta-feira a sábado, e das 15h00 às 19h00 nos domingos.
No Marginal também será apresentado o Viana STARTS, projeto que integra a reconversão do antigo Matadouro Municipal num edifício que se baseia no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte, assente nos valores do Novo Bauhaus Europeu. A reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal corresponde a um projeto de seis milhões de euros que obteve um financiamento de cerca de cinco milhões de euros FEDER. Vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular, que serão destacadas ao longo da programação desta Festa no Jardim.
Programa completo disponível em:
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.