O Centro Cultural de Paredes de Coura vai acolher, em fevereiro, propostas imperdíveis como a atriz Margarida Vila-Nova a interpretar a versão portuguesa de "À primeira vista", de Suzie Miller, mas também os concertos de Marta Lima e Benjamim.
O cinema projeta-se com películas como o thriller ‘Covil de Ladrões’, a comédia/aventura ‘Paddington na Amazónia’, o drama ‘O Brutalista’ e o drama/biografia ‘A Complete Unknown’. O Programa Família traz ‘O Duelo e outras histórias’, numa coprodução Comédias do Minho, Teatro do Bolhão e Braga25, mas há também as habituais oficinas da Lego na Caixa dos Brinquedos, o Programa Bebés e Jogos em Família.
Começando por Marta Lima, que sobe ao palco na primeira sexta-feira do mês, promete um conjunto de canções sobre temáticas como a introspeção, a luta pela autoaceitação e a superação, bem como uma evolução na sua sonoridade bem patente no último registo ‘Postal em branco’. Este é o segundo curta duração da cantora e inclui os singles ‘Passos Marcados’, ‘Postal em Branco’ e ‘Vi-te Partir’, com produção de Ben Monteiro, que também colabora na faixa ‘Lima Limão’.
Já a atriz Margarida Vila-Nova leva ao palco do Centro Cultural, a 27 de fevereiro, ‘À primeira vista’, o poderoso monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, uma das mais reconhecidas peças dos últimos anos. Com encenação de Tiago Guedes, ‘Prima facie’ é uma examinação incisiva sobre poder, consentimento e lei que arrecadou vários prémios e nomeações, destacando-se os Tony, Lawrence Olivier, What’s on Stage, Drama Desk, Evening Standard e Australian Writers’ Guild.
O concerto de Benjamim está agendado para o dia seguinte, um sábado, dia 28 de fevereiro, apresentando a solo numa viagem que passa por vários territórios da sua discografia. No ano em que se celebram 10 anos do lançamento de “Auto Rádio”, haverá passagem obrigatória em alguns dos temas mais icónicos daquele que foi o álbum que marcou a sua estreia a escrever em português. Um concerto especial que revisita temas incontornáveis do cancioneiro de um dos mais prolíficos escritores de canções da sua geração, onde o público terá também oportunidade de ouvir novas canções que irão integrar um novo álbum, com edição marcada para o final do ano.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.