Márcia Amorim, terapeuta do luto, natural de Paredes de Coura, apresenta na Biblioteca de Viana do Castelo o seu mais recente livro, "Há vida no Luto”.
A apresentação da obra está marcada para este sábado, 6 de julho, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, com entrada é livre.
Sobre o livro e a autora:
Sonhou com caixões no meio da sala de jantar, onde deixou de entrar. Os pesadelos eram constantes e passou a ter medo de dormir. O medo da morte e da perda, na sua infância, foi de tal forma inibidor, que os pais tiveram de procurar ajuda. Aos psicólogos, Márcia Amorim nunca revelou os seus medos, receando que ao contar provocasse a morte dos seus entes queridos. Hoje sabe que sofria de tanatofobia, o exagerado temor da morte.
Cresceu e, na adolescência, interessou-se por livros sobre o luto e sobre a sua fobia. Estudou muito, licenciou-se em Serviço Social e exerceu vários trabalhos, entre os quais, foi Diretora de um Lar, onde, inevitavelmente, o acompanhamento na morte de pessoas idosas fazia parte da sua vida. Ao mesmo tempo, especializou-se na área do luto, na Faculdade de Medicina de Lisboa e, mais tarde, em Barcelona.
Anos depois, cria a Academia do Luto, onde trabalha. Aqui, forma profissionais na área e acompanha individualmente quem necessite de ajuda para melhor enfrentar a dor relacionada com a perda.
Em 2024, escreve o seu primeiro livro, Há Vida no Luto, no qual aponta alguns caminhos para melhor lidar com a perda e fazer um luto saudável.
O livro encontra-se à venda em todas as livrarias nacionais físicas e online como Wook, Fnac, Bertrand, Almedina e outras.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.