Márcia Amorim, terapeuta do luto, natural de Paredes de Coura, apresenta na Biblioteca de Viana do Castelo o seu mais recente livro, "Há vida no Luto”.
A apresentação da obra está marcada para este sábado, 6 de julho, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, com entrada é livre.
Sobre o livro e a autora:
Sonhou com caixões no meio da sala de jantar, onde deixou de entrar. Os pesadelos eram constantes e passou a ter medo de dormir. O medo da morte e da perda, na sua infância, foi de tal forma inibidor, que os pais tiveram de procurar ajuda. Aos psicólogos, Márcia Amorim nunca revelou os seus medos, receando que ao contar provocasse a morte dos seus entes queridos. Hoje sabe que sofria de tanatofobia, o exagerado temor da morte.
Cresceu e, na adolescência, interessou-se por livros sobre o luto e sobre a sua fobia. Estudou muito, licenciou-se em Serviço Social e exerceu vários trabalhos, entre os quais, foi Diretora de um Lar, onde, inevitavelmente, o acompanhamento na morte de pessoas idosas fazia parte da sua vida. Ao mesmo tempo, especializou-se na área do luto, na Faculdade de Medicina de Lisboa e, mais tarde, em Barcelona.
Anos depois, cria a Academia do Luto, onde trabalha. Aqui, forma profissionais na área e acompanha individualmente quem necessite de ajuda para melhor enfrentar a dor relacionada com a perda.
Em 2024, escreve o seu primeiro livro, Há Vida no Luto, no qual aponta alguns caminhos para melhor lidar com a perda e fazer um luto saudável.
O livro encontra-se à venda em todas as livrarias nacionais físicas e online como Wook, Fnac, Bertrand, Almedina e outras.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.