Logo
Cultura

Márcia Amorim apresenta em Viana do Castelo “Há vida no Luto”.

5 Julho, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Márcia Amorim, terapeuta do luto, natural de Paredes de Coura, apresenta na Biblioteca de Viana do Castelo o seu mais recente livro, "Há vida no Luto”.

A apresentação da obra está marcada para este sábado, 6 de julho, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, com entrada é livre.

Sobre o livro e a autora:

Sonhou com caixões no meio da sala de jantar, onde deixou de entrar. Os pesadelos eram constantes e passou a ter medo de dormir. O medo da morte e da perda, na sua infância, foi de tal forma inibidor, que os pais tiveram de procurar ajuda. Aos psicólogos, Márcia Amorim nunca revelou os seus medos, receando que ao contar provocasse a morte dos seus entes queridos. Hoje sabe que sofria de tanatofobia, o exagerado temor da morte.

Cresceu e, na adolescência, interessou-se por livros sobre o luto e sobre a sua fobia. Estudou muito, licenciou-se em Serviço Social e exerceu vários trabalhos, entre os quais, foi Diretora de um Lar, onde, inevitavelmente, o acompanhamento na morte de pessoas idosas fazia parte da sua vida. Ao mesmo tempo, especializou-se na área do luto, na Faculdade de Medicina de Lisboa e, mais tarde, em Barcelona.

Anos depois, cria a Academia do Luto, onde trabalha. Aqui, forma profissionais na área e acompanha individualmente quem necessite de ajuda para melhor enfrentar a dor relacionada com a perda.

Em 2024, escreve o seu primeiro livro, Há Vida no Luto, no qual aponta alguns caminhos para melhor lidar com a perda e fazer um luto saudável.

O livro encontra-se à venda em todas as livrarias nacionais físicas e online como Wook, Fnac, Bertrand, Almedina e outras.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 28 Janeiro, 2026

Sporting ganha em Bilbau e apura-se diretamente para os oitavos da Liga dos Campeões

O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Golo do guarda-redes Trubin apura Benfica para o play-off da Liga dos Campeões

Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.