Logo
Música

Marcelo condecora Tony Carreira em Paris como símbolo da diáspora portuguesa

27 Julho, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da República condecorou o cantor Tony Carreira com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em Paris, elogiando a sua ligação às comunidades emigrantes e considerando-o um símbolo da diáspora portuguesa.

No discurso que fez nesta cerimónia realizada na Embaixada de Portugal em Paris, Marcelo Rebelo de Sousa enquadrou-a como uma “homenagem à comunidade portuguesa em França”, através de “um símbolo” e de “um grande da comunidade”, mas que “está presente nas comunidades portuguesas em todo o mundo”.

“Tony Carreira tem a sua vida, tem a sua obra, tem a sua carreira – tem a sua carreira, até o nome é bem escolhido – e desperta, por onde há portugueses, um afeto, uma proximidade, de alguma maneira uma empatia que naturalmente ultrapassa apenas aquilo que são as suas ligações a esta comunidade”, afirmou.

Segundo o chefe de Estado, é de louvar “o que ele tem significado para a comunidade, para a diáspora espalhada pelo mundo, mas nesta em particular”, junto da qual “alinhou numa série de obras sociais” e “testemunhos de solidariedade”, mantendo-se “leal em relação aos seus amigos e companheiros de percurso ao longo de décadas”.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, “isso não tem preço” e “bastava isso para merecer um Infante D. Henrique”, figura histórica que simboliza a “projeção universal” de Portugal, hoje representado em altos cargos como os de secretário-geral das Nações Unidas e presidente do Conselho Europeu.

“Como é que o país tem esta projeção? Tem pela força das suas gentes, por este ser plataforma. Ora, nessa plataforma de afetos, temos este homem que é um símbolo da plataforma de afetos. E essa é a dimensão que me sensibiliza mais. Não é que eu não goste de o ouvir, não goste de o acompanhar noutras facetas da sua vida”, acrescentou.

“E aqui estou para, junto dos seus e dos nossos, prestar essa homenagem, agradecer-lhe, dizendo que, para além de tudo o resto que tenha sido, venha ser e há de ser a sua vida, esta faceta implicava que fosse aqui dada a condecoração. Tinha de ser aqui”, concluiu.

Em seguida, Tony Carreira agradeceu ao Presidente da República pela condecoração, aos seus amigos, ao seu público e “aos portugueses em geral, estejam eles onde estiverem, tanto em Portugal, como fora de Portugal”.

“A cada dia que passa da minha vida eu sinto que os portugueses, gostem ou não das minhas canções, têm por mim e pela minha família um carinho muito, muito especial, um carinho que eu agradeço. Muito obrigado mais uma vez por esta condecoração”, declarou.

O cantor concordou que “faz todo o sentido” receber esta condecoração em França, onde viveu “durante 30 anos”, e que as suas ações têm mais importância do que a música: “Num dia que eu não esteja cá fisicamente quero acreditar que são mais importantes as ações e as coisas que eu fiz por cá do que a minha própria música”.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, esteve presente nesta cerimónia.

Tony Carreira, nome artístico de António Manuel Mateus Antunes, nascido em 1963 no concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, assinalou 30 anos de carreira em 2018.

Começou a cantar em França, para a comunidade portuguesa, numa banda constituída com os irmãos, Irmãos 5.

A subida ao palco do Casino Peninsular da Figueira da Foz, em 05 de março de 1988, é considerada o início do seu percurso musical.

Nesse ano, depois da participação no Festival da Canção da Figueira da Foz, editou o primeiro ‘single’, já a solo.

O primeiro álbum do cantor, “Não vou deixar de te amar”, é de 1991.

Ao longo da carreira, gravou 28 álbuns, 20 dos quais de originais, e quatro DVD, nos quais ficaram registados, entre outros, concertos no Olympia, em Paris, e na Altice Arena, em Lisboa.

Em 2016 foi distinguido em França com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Outubro, 2025

Santa Luzia impõe-se em Freixo e conquista vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia regressou este sábado aos triunfos ao bater a Casa do Povo de Freixo por 3-2, em encontro da 7.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão da Escola EB 2,3 de São Julião de Freixo, em Ponte de Lima.

Nacional 12 Outubro, 2025

Despedimentos de grávidas aumentam e Associação Portuguesa de Fertilidade alerta para discriminação

Mais de duas mil mulheres grávidas, puérperas, lactantes ou em licença parental receberam em 2024 notícias de que os seus contratos não seriam renovados ou que seriam despedidas. É o que revela o último relatório da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), que aponta este número como o segundo mais alto nos últimos cinco anos.

Desporto 12 Outubro, 2025

Juventude Viana soma vitória expressiva em Coimbra e lidera 2ª Divisão Nacional

A Juventude Viana manteve este sábado a sua invencibilidade no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins, ao vencer (0-5) a Académica de Coimbra, em partida da 2.ª jornada disputada no Pavilhão Municipal de Ventosa do Bairro. em Coimbra.

Regional 12 Outubro, 2025

Valença assinala Dia Mundial da Saúde Mental com workshop de estimulação multisensorial

A Câmara Municipal de Valença promoveu, na sexta-feira, 10 de outubro, o workshop “Pontes D’Encontro”, destinado a técnicos de instituições de solidariedade social e cuidadores formais e informais, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental.

Desporto 12 Outubro, 2025

Arcos de Valdevez: Adrien Silva anuncia fim da carreira aos 36 anos

O médio Adrien Silva, campeão europeu por Portugal em 2016 anunciou o fim da carreira de futebolista profissional aos 36 anos. A decisão foi revelada nas redes sociais, colocando ponto final a um percurso de mais de duas décadas ligado ao futebol.

Desporto 12 Outubro, 2025

João Barros e Jorge Henriques dominam Rali de Viana do Castelo

A dupla João Barros e Jorge Henriques, ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2, venceu de forma categórica o Rali de Viana do Castelo, impondo um domínio absoluto ao longo de toda a prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

Opinião 12 Outubro, 2025

OPINIÃO: Conhecer para cuidar melhor

O Dia Mundial das Doenças Reumáticas, assinalado a 12 de outubro, é um momento privilegiado para refletir sobre a relevância crescente destas patologias no âmbito da Medicina Interna e, em particular, das doenças autoimunes sistémicas.