A marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna foi galardoada com duas medalhas de prata na quinta edição do concurso Sommeliers Choice Awards, em San Francisco, nos EUA.
Os vinhos premiados, na categoria de vinho branco, foram o 100% Alvarinho Dona Paterna 2022 e o Alvarinho Trajadura Dona Paterna 2022, com 89 pontos cada um, ambos produzidos na sub-região de Monção e Melgaço, a origem do alvarinho.
A concurso estavam mais de 1200 vinhos, de vários cantos do mundo, sendo avaliados por sommeliers, diretores de vinhos e especialistas da área em cinco categorias: harmonização, tipicidade, qualidade, valor e embalagem.
“Ver os nossos produtos serem reconhecidos é uma enorme satisfação. É o resultado de todo o trabalho que a nossa equipa tem feito, que se move pelo objetivo de oferecer vinhos com qualidade, que correspondam, ou superem, as expectativas do consumidor.”, refere o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso.
Localizada numa das sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, a adega Dona Paterna situa-se, no município mais a norte de Portugal, Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne, uma região fortemente marcada pela cultura da vinha, nomeadamente da casta alvarinho.
O alvarinho Dona Paterna nasceu da paixão de Carlos Codesso, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso.
“Foram das primeiras vinhas contínuas de alvarinho em Melgaço. Comecei a produzir vinho, como lavrador, na altura nas designadas adegas de garagem, e a participar em concursos de vinho, recebendo algumas distinções. Em 1990 decidi criar a marca Dona Paterna.”, conta Carlos Codesso.
O respeito pelo meio ambiente, bem como a aposta na tecnologia, permite hoje apresentar diferentes perfis de alvarinho Dona Paterna de elevada qualidade, entre vinhos de outras castas, espumantes e aguardentes.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.