A marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna foi galardoada com duas medalhas de prata na quinta edição do concurso Sommeliers Choice Awards, em San Francisco, nos EUA.
Os vinhos premiados, na categoria de vinho branco, foram o 100% Alvarinho Dona Paterna 2022 e o Alvarinho Trajadura Dona Paterna 2022, com 89 pontos cada um, ambos produzidos na sub-região de Monção e Melgaço, a origem do alvarinho.
A concurso estavam mais de 1200 vinhos, de vários cantos do mundo, sendo avaliados por sommeliers, diretores de vinhos e especialistas da área em cinco categorias: harmonização, tipicidade, qualidade, valor e embalagem.
“Ver os nossos produtos serem reconhecidos é uma enorme satisfação. É o resultado de todo o trabalho que a nossa equipa tem feito, que se move pelo objetivo de oferecer vinhos com qualidade, que correspondam, ou superem, as expectativas do consumidor.”, refere o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso.
Localizada numa das sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, a adega Dona Paterna situa-se, no município mais a norte de Portugal, Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne, uma região fortemente marcada pela cultura da vinha, nomeadamente da casta alvarinho.
O alvarinho Dona Paterna nasceu da paixão de Carlos Codesso, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso.
“Foram das primeiras vinhas contínuas de alvarinho em Melgaço. Comecei a produzir vinho, como lavrador, na altura nas designadas adegas de garagem, e a participar em concursos de vinho, recebendo algumas distinções. Em 1990 decidi criar a marca Dona Paterna.”, conta Carlos Codesso.
O respeito pelo meio ambiente, bem como a aposta na tecnologia, permite hoje apresentar diferentes perfis de alvarinho Dona Paterna de elevada qualidade, entre vinhos de outras castas, espumantes e aguardentes.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.