A marca de vinhos de Melgaço Dona Paterna foi galardoada com duas medalhas de prata na quinta edição do concurso Sommeliers Choice Awards, em San Francisco, nos EUA.
Os vinhos premiados, na categoria de vinho branco, foram o 100% Alvarinho Dona Paterna 2022 e o Alvarinho Trajadura Dona Paterna 2022, com 89 pontos cada um, ambos produzidos na sub-região de Monção e Melgaço, a origem do alvarinho.
A concurso estavam mais de 1200 vinhos, de vários cantos do mundo, sendo avaliados por sommeliers, diretores de vinhos e especialistas da área em cinco categorias: harmonização, tipicidade, qualidade, valor e embalagem.
“Ver os nossos produtos serem reconhecidos é uma enorme satisfação. É o resultado de todo o trabalho que a nossa equipa tem feito, que se move pelo objetivo de oferecer vinhos com qualidade, que correspondam, ou superem, as expectativas do consumidor.”, refere o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso.
Localizada numa das sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, a adega Dona Paterna situa-se, no município mais a norte de Portugal, Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne, uma região fortemente marcada pela cultura da vinha, nomeadamente da casta alvarinho.
O alvarinho Dona Paterna nasceu da paixão de Carlos Codesso, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso.
“Foram das primeiras vinhas contínuas de alvarinho em Melgaço. Comecei a produzir vinho, como lavrador, na altura nas designadas adegas de garagem, e a participar em concursos de vinho, recebendo algumas distinções. Em 1990 decidi criar a marca Dona Paterna.”, conta Carlos Codesso.
O respeito pelo meio ambiente, bem como a aposta na tecnologia, permite hoje apresentar diferentes perfis de alvarinho Dona Paterna de elevada qualidade, entre vinhos de outras castas, espumantes e aguardentes.
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.