Logo
Desporto

Marca Cristiano Ronaldo atinge valor de 850 milhões de euros

5 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A marca associada ao futebolista português Cristiano Ronaldo atingiu um valor aproximado de 850 milhões de euros, mesmo com algum impacto negativo da mudança para a Arábia Saudita, segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Este estudo, que é feito desde 2011, e tinha tido a última edição em 2020, revela que o valor da marca Cristiano Ronaldo teve um aumento de 325% em cinco anos, para 850 ME, com o diretor executivo do IPAM, Daniel Sá, a destacar que o futebolista, que faz 40 anos esta quarta-feira, continua “a crescer e a surpreender dentro dos relvados, mas, acima de tudo, fora dos relvados”.

“Nós começámos há cerca de 15 anos a monitorizar a evolução de Cristiano Ronaldo enquanto marca e, em 2011, esta marca, pelo nosso estudo, valia aqui qualquer coisa como 25 milhões de euros [… e, passados 15 anos e no momento que ele faz 40 anos, o estudo aponta-nos para um valor da marca de cerca de 850 milhões de euros”, disse.

Para Daniel Sá, “isto significa uma evolução absolutamente incrível no espaço de 15 anos e que valida, de alguma forma, toda a relevância, a importância e a visibilidade que Ronaldo tem no mundo inteiro”.

O responsável pelo estudo admitiu que “houve um impacto” e “alguma penalização no facto de Ronaldo ir para uma liga mais periférica” como a da Arábia Saudita, que “não tem a mesma visibilidade da Champions League e dos principais campeonatos europeus”, mesmo que o salário do futebolista tenha aumentado muito.

Daniel Sá considerou ainda que o Cristiano Ronaldo futebolista está a começar a mostrar três novas facetas, entre os quais “o Ronaldo patrocinado, que é a cara de muitas marcas por todo o mundo”, com receitas estimadas em 150 milhões de euros.

“Há uma terceira dimensão que é o Ronaldo influenciador e estamos a falar da pessoa com o maior número de seguidores nas redes sociais em todo o mundo, ultrapassou os mil milhões de seguidores há pouco tempo e tem, como todos nós sabemos também, o canal no YouTube há poucos meses atrás. E aparece uma última faceta nos últimos tempos que é o Ronaldo investidor. É um Ronaldo que vai tendo e gerindo participações económicas em diferentes negócios e inclusivamente até nas últimas semanas desvendou que mais tarde ou mais cedo vai ser dono de um clube”, disse.

Daniel Sá considerou que, mesmo depois da retirada do futebol profissional, “a marca vai inclusivamente continuar a crescer, porque o Ronaldo, pura e simplesmente, vai ter mais tempo e disponibilidade para as outras facetas”.

“No ano passado foram geradas 22 milhões de notícias sobre o Ronaldo no mundo inteiro. Foi pesquisado mais de 190 milhões de vezes o nome de Cristiano Ronaldo no Google. Existem mais de quatro mil livros na Amazon a serem vendidos com referências a Ronaldo. Há mais de 60 mil artigos científicos pelas universidades de todo o mundo sobre o Ronaldo. E podia ficar aqui mais tempo a desvendar mais alguns números, mas, de facto, nós nunca tivemos uma marca com esta dimensão em Portugal e Ronaldo é, indiscutivelmente, o desportista mais visível de toda a história do desporto. Isto é absolutamente indiscutível”, afiançou.

Em jeito de conclusão, Daniel Sá disse acreditar que, no final da sua carreira, Cristiano Ronaldo, com “esta enorme valência, esta enorme globalidade”, “vai ser um império que vai deixar marca em muitos sítios e em muitos setores de negócio”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.