Logo
Desporto

Marca Cristiano Ronaldo atinge valor de 850 milhões de euros

5 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A marca associada ao futebolista português Cristiano Ronaldo atingiu um valor aproximado de 850 milhões de euros, mesmo com algum impacto negativo da mudança para a Arábia Saudita, segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Este estudo, que é feito desde 2011, e tinha tido a última edição em 2020, revela que o valor da marca Cristiano Ronaldo teve um aumento de 325% em cinco anos, para 850 ME, com o diretor executivo do IPAM, Daniel Sá, a destacar que o futebolista, que faz 40 anos esta quarta-feira, continua “a crescer e a surpreender dentro dos relvados, mas, acima de tudo, fora dos relvados”.

“Nós começámos há cerca de 15 anos a monitorizar a evolução de Cristiano Ronaldo enquanto marca e, em 2011, esta marca, pelo nosso estudo, valia aqui qualquer coisa como 25 milhões de euros [… e, passados 15 anos e no momento que ele faz 40 anos, o estudo aponta-nos para um valor da marca de cerca de 850 milhões de euros”, disse.

Para Daniel Sá, “isto significa uma evolução absolutamente incrível no espaço de 15 anos e que valida, de alguma forma, toda a relevância, a importância e a visibilidade que Ronaldo tem no mundo inteiro”.

O responsável pelo estudo admitiu que “houve um impacto” e “alguma penalização no facto de Ronaldo ir para uma liga mais periférica” como a da Arábia Saudita, que “não tem a mesma visibilidade da Champions League e dos principais campeonatos europeus”, mesmo que o salário do futebolista tenha aumentado muito.

Daniel Sá considerou ainda que o Cristiano Ronaldo futebolista está a começar a mostrar três novas facetas, entre os quais “o Ronaldo patrocinado, que é a cara de muitas marcas por todo o mundo”, com receitas estimadas em 150 milhões de euros.

“Há uma terceira dimensão que é o Ronaldo influenciador e estamos a falar da pessoa com o maior número de seguidores nas redes sociais em todo o mundo, ultrapassou os mil milhões de seguidores há pouco tempo e tem, como todos nós sabemos também, o canal no YouTube há poucos meses atrás. E aparece uma última faceta nos últimos tempos que é o Ronaldo investidor. É um Ronaldo que vai tendo e gerindo participações económicas em diferentes negócios e inclusivamente até nas últimas semanas desvendou que mais tarde ou mais cedo vai ser dono de um clube”, disse.

Daniel Sá considerou que, mesmo depois da retirada do futebol profissional, “a marca vai inclusivamente continuar a crescer, porque o Ronaldo, pura e simplesmente, vai ter mais tempo e disponibilidade para as outras facetas”.

“No ano passado foram geradas 22 milhões de notícias sobre o Ronaldo no mundo inteiro. Foi pesquisado mais de 190 milhões de vezes o nome de Cristiano Ronaldo no Google. Existem mais de quatro mil livros na Amazon a serem vendidos com referências a Ronaldo. Há mais de 60 mil artigos científicos pelas universidades de todo o mundo sobre o Ronaldo. E podia ficar aqui mais tempo a desvendar mais alguns números, mas, de facto, nós nunca tivemos uma marca com esta dimensão em Portugal e Ronaldo é, indiscutivelmente, o desportista mais visível de toda a história do desporto. Isto é absolutamente indiscutível”, afiançou.

Em jeito de conclusão, Daniel Sá disse acreditar que, no final da sua carreira, Cristiano Ronaldo, com “esta enorme valência, esta enorme globalidade”, “vai ser um império que vai deixar marca em muitos sítios e em muitos setores de negócio”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 16 Novembro, 2025

AFVC: Courense e Valenciano partilham liderança da 1ª divisão distrital

A 9.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe várias alterações na tabela classificativa e confirmou o bom momento de Courense e Valenciano, que seguem lado a lado na liderança com 19 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Távora segue firme no comando da Segunda Divisão da AFVC

A 9.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, voltou a mostrar um campeonato vibrante, competitivo e com vários protagonistas em destaque. No topo, o Távora continua a dar cartas e somou mais uma vitória importante, desta vez diante do Campos, por 1-0, reforçando a liderança isolada com 24 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Portugal garante presença no Mundial2026 com goleada histórica frente à Arménia

A seleção portuguesa de futebol confirmou este domingo a nona presença num Campeonato do Mundo, depois de vencer de forma categórica a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no derradeiro jogo do Grupo F da qualificação europeia.

Cultura 16 Novembro, 2025

Filme sobre Carlos Paião estreia no verão de 2026

Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Sobreira por 6-1 e reforça liderança isolada na II Divisão

A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.

Regional 16 Novembro, 2025

Antiga casa florestal de São Bento do Cando vai ser transformada em centro de ciência e cultura

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Cultura 16 Novembro, 2025

Infantojuvenil e crítica social marcam segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo

O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.