Logo
Desporto

Marca Cristiano Ronaldo atinge valor de 850 milhões de euros

5 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A marca associada ao futebolista português Cristiano Ronaldo atingiu um valor aproximado de 850 milhões de euros, mesmo com algum impacto negativo da mudança para a Arábia Saudita, segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Este estudo, que é feito desde 2011, e tinha tido a última edição em 2020, revela que o valor da marca Cristiano Ronaldo teve um aumento de 325% em cinco anos, para 850 ME, com o diretor executivo do IPAM, Daniel Sá, a destacar que o futebolista, que faz 40 anos esta quarta-feira, continua “a crescer e a surpreender dentro dos relvados, mas, acima de tudo, fora dos relvados”.

“Nós começámos há cerca de 15 anos a monitorizar a evolução de Cristiano Ronaldo enquanto marca e, em 2011, esta marca, pelo nosso estudo, valia aqui qualquer coisa como 25 milhões de euros [… e, passados 15 anos e no momento que ele faz 40 anos, o estudo aponta-nos para um valor da marca de cerca de 850 milhões de euros”, disse.

Para Daniel Sá, “isto significa uma evolução absolutamente incrível no espaço de 15 anos e que valida, de alguma forma, toda a relevância, a importância e a visibilidade que Ronaldo tem no mundo inteiro”.

O responsável pelo estudo admitiu que “houve um impacto” e “alguma penalização no facto de Ronaldo ir para uma liga mais periférica” como a da Arábia Saudita, que “não tem a mesma visibilidade da Champions League e dos principais campeonatos europeus”, mesmo que o salário do futebolista tenha aumentado muito.

Daniel Sá considerou ainda que o Cristiano Ronaldo futebolista está a começar a mostrar três novas facetas, entre os quais “o Ronaldo patrocinado, que é a cara de muitas marcas por todo o mundo”, com receitas estimadas em 150 milhões de euros.

“Há uma terceira dimensão que é o Ronaldo influenciador e estamos a falar da pessoa com o maior número de seguidores nas redes sociais em todo o mundo, ultrapassou os mil milhões de seguidores há pouco tempo e tem, como todos nós sabemos também, o canal no YouTube há poucos meses atrás. E aparece uma última faceta nos últimos tempos que é o Ronaldo investidor. É um Ronaldo que vai tendo e gerindo participações económicas em diferentes negócios e inclusivamente até nas últimas semanas desvendou que mais tarde ou mais cedo vai ser dono de um clube”, disse.

Daniel Sá considerou que, mesmo depois da retirada do futebol profissional, “a marca vai inclusivamente continuar a crescer, porque o Ronaldo, pura e simplesmente, vai ter mais tempo e disponibilidade para as outras facetas”.

“No ano passado foram geradas 22 milhões de notícias sobre o Ronaldo no mundo inteiro. Foi pesquisado mais de 190 milhões de vezes o nome de Cristiano Ronaldo no Google. Existem mais de quatro mil livros na Amazon a serem vendidos com referências a Ronaldo. Há mais de 60 mil artigos científicos pelas universidades de todo o mundo sobre o Ronaldo. E podia ficar aqui mais tempo a desvendar mais alguns números, mas, de facto, nós nunca tivemos uma marca com esta dimensão em Portugal e Ronaldo é, indiscutivelmente, o desportista mais visível de toda a história do desporto. Isto é absolutamente indiscutível”, afiançou.

Em jeito de conclusão, Daniel Sá disse acreditar que, no final da sua carreira, Cristiano Ronaldo, com “esta enorme valência, esta enorme globalidade”, “vai ser um império que vai deixar marca em muitos sítios e em muitos setores de negócio”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.