O espetáculo Manuela Rey is in da House estreia esta sexta-feira, dia 10 de novembro, às 21h00, na abertura da 7ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Uma coprodução do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Centro Dramático Galego, Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Fran Núñez, Manuela Rey is in da Houseconta-nos a história da atriz e escritora, que foi a primeira atriz do primeiro elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II.
Manuela Rey, “a mulher lírio” é mais do que uma linha no livro de sepultamentos do cemitério dos Prazeres, em Lisboa. É um mistério que começa em Mondoñedo, numa casa de aldeia, em 1842, e termina no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa. De Mondoñedo a Lisboa. Da Galiza a Portugal. 23 anos de vida. 23 anos de teatro. Como reconstruir uma vida onde só temos retalhos soltos e contraditórios?
Manuela Rey é a história esquecida do teatro galego e português. Atriz. Escritora. Neste espetáculo tentamos recuperar o que ficou da sua memória. Porque sem memória não há História.
Um espetáculo com textos de Almeida Garret, Eduardo Augusto Vidal, Ernesto Marecos, Manuela Rey, Paula Ballesteros, Sousa Bastos, Xaquín Núñez Sabarís e elenco, apoio à criação de Neto Portela, música de Xosé Lois Romero, cenografia e figurinos de Pedro Azevedo, desenho de luz de Nuno Meira, apoio ao movimento de Guilherme de Sousa, apoio histórico de Paula Ballesteros (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – Instituto de Ciencias del Patrimonio), cessão de documentos de Andrés García, Antonio Reigosa, Consello da Cultura Galega, Teatro Nacional Dona Maria II e Museu Nacional do Teatro e interpretação de Mariana Carballal, Neto Portela, Nuno J. Loureiro, Rafaela Sá, Raquel Crespo, Teresa Vieira, Xosé Lois Romero, e ainda a presença da arqueóloga Paula Ballesteros.
Manuela Rey is in da House está em cena dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira às 21h00 e sábado às 19h00, no âmbito do Festival de Teatro de Viana do Castelo que decorre de 10 a 19 de novembro, com espetáculos de companhias nacionais e internacionais.
O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza uma Conversa Pós Espetáculo, entre criadores/ intérpretes e público e ainda Reconhecimento de Palco na sessão de dia 11.
Todas as sessões do espetáculo contam com um software experimental que inclui Legendagem em Inglês, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e um comentário descritivo dirigido às pessoas com deficiência visual.
Toda a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo pode ser encontrada em www.tmsm.pt e os bilhetes estão à venda na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.