"Manuela Rey is in da House", uma coprodução do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e Teatro Nacional D. Maria II está de volta a Viana do Castelo, de 7 a 9 de março, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Depois da estreia no Festival de Teatro de Viana do Castelo em 2023, o espetáculo que conta a história da “mulher lírio”, faz mais quatro representações no teatro vianense, dia 7, quinta-feira às 11h00, dia 8, sexta-feira, às 21h00 e dia 9, sábado, com sessão dupla, às 17h00 e às 21h00.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda inicia com este espetáculo uma nova aposta, as “Manhãs de Teatro”. Uma iniciativa que pretende alargar a variedade nos horários dos espetáculos e promover a vinda ao teatro de pessoas que não tenham a possibilidade de o fazer em horário noturno e de fim-de-semana.
Assim, as novas sessões de quinta-feira às 11h00, destinam-se a todos os públicos, tais como pessoas reformadas, ou que trabalham por turnos, assim como para grupos organizados que tenham preferência pelo horário das manhãs.
“Manuela Rey is in da House” é a história esquecida do teatro galego e português. Atriz. Escritora. Neste espetáculo tentamos recuperar o que ficou da sua memória. Porque sem memória não há História.
Todas as sessões do espetáculo contam com Audiodescrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, Legendagem em Inglês e Português e Reconhecimento de Palco mediante pré-inscrição.
Na sexta-feira, 8 de março, no final da sessão, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza também uma Conversa Pós Espetáculo, na qual o público terá oportunidade de conversar com os intérpretes e encenador.
O preço dos bilhetes varia entre os 4 euros e os 10 euros e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Os grupos interessados nas “Manhãs de Teatro” devem contactar a companhia vianense através do 967 552 988 ou do patriciasoares@tmsm.pt.
Fotografia: Rui Carvalho
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.