"Manuela Rey is in da House", uma coprodução do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e Teatro Nacional D. Maria II está de volta a Viana do Castelo, de 7 a 9 de março, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Depois da estreia no Festival de Teatro de Viana do Castelo em 2023, o espetáculo que conta a história da “mulher lírio”, faz mais quatro representações no teatro vianense, dia 7, quinta-feira às 11h00, dia 8, sexta-feira, às 21h00 e dia 9, sábado, com sessão dupla, às 17h00 e às 21h00.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda inicia com este espetáculo uma nova aposta, as “Manhãs de Teatro”. Uma iniciativa que pretende alargar a variedade nos horários dos espetáculos e promover a vinda ao teatro de pessoas que não tenham a possibilidade de o fazer em horário noturno e de fim-de-semana.
Assim, as novas sessões de quinta-feira às 11h00, destinam-se a todos os públicos, tais como pessoas reformadas, ou que trabalham por turnos, assim como para grupos organizados que tenham preferência pelo horário das manhãs.
“Manuela Rey is in da House” é a história esquecida do teatro galego e português. Atriz. Escritora. Neste espetáculo tentamos recuperar o que ficou da sua memória. Porque sem memória não há História.
Todas as sessões do espetáculo contam com Audiodescrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa, Legendagem em Inglês e Português e Reconhecimento de Palco mediante pré-inscrição.
Na sexta-feira, 8 de março, no final da sessão, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza também uma Conversa Pós Espetáculo, na qual o público terá oportunidade de conversar com os intérpretes e encenador.
O preço dos bilhetes varia entre os 4 euros e os 10 euros e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Os grupos interessados nas “Manhãs de Teatro” devem contactar a companhia vianense através do 967 552 988 ou do patriciasoares@tmsm.pt.
Fotografia: Rui Carvalho
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.