Logo
Regional

Manoel Batista: “Estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente”

10 Janeiro, 2024 | 11:05
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Município de Melgaço inaugurou, esta terça-feira, a 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). De seguida, prosseguiu-se o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. A sessão contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. 

“Temos agora, condições de acolhimento empresarial que não tínhamos. Dos cinco lotes que estavam disponíveis nesta fase, tivemos candidaturas de empresas para três lotes, representando mais de 80% do espaço que aqui temos para fábricas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, no momento da inauguração.

O processo da ZEA remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo Melgaço, em 2018, avançado com o projeto global da zona industrial e de execução da 1ª fase de obra em 2021.

O projeto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m². Representa um investimento de 2.711.820,22 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

“Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica”

Após a inauguração da ZEA, decorreu ainda o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração.

“Estamos a falar de uma revolução do ponto de vista energético, com a construção de seis hectares de produção de energia fotovoltaica que permitirá oferecer energia a todas as zonas empresariais. Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica e seremos o primeiro município a produzir hidrogénio verde, que será, certamente, o combustível do futuro. Operamos aqui uma revolução do ponto de vista da atratividade, energético e também do ponto de vista da comunicação dado que estas zonas empresariais vão ser dotadas de tecnologia 5G nas suas comunicações”, afirmou Manoel Batista.

“Não tenho dúvidas de que estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçarão a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal, uma das mais importantes da Europa. Representam importantes passos no presente, mas também e muito no futuro do nosso concelho”, afirmou.

Na sessão, que depois do descerramento da placa de inauguração se prosseguiu na Quinta de Soalheiro, a ministra da Coesão Territorial parabenizou o trabalho que o executivo tem levado a cabo. “Estamos a falar de um território que tem apostado na fixação de empresas. Sendo um território transfronteiriço, ter estas condições de excelência para investimento empresarial, irá, naturalmente, aumentar a atratividade para as empresas que cá estão e para novas empresas. Sem empresas, as pessoas não têm perspetiva de carreira. Não se fixam e vão à procura dessa oportunidade noutros territórios. Por isso, saúdo vivamente esta estratégia que o Município de Melgaço tem tido”, referiu.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, telefone e texto

A candidatura para o projeto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros com o objetivo principal de dotar a ZIP e a ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência.

Num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).