O Município de Melgaço inaugurou, esta terça-feira, a 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). De seguida, prosseguiu-se o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. A sessão contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“Temos agora, condições de acolhimento empresarial que não tínhamos. Dos cinco lotes que estavam disponíveis nesta fase, tivemos candidaturas de empresas para três lotes, representando mais de 80% do espaço que aqui temos para fábricas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, no momento da inauguração.
O processo da ZEA remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo Melgaço, em 2018, avançado com o projeto global da zona industrial e de execução da 1ª fase de obra em 2021.
O projeto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m². Representa um investimento de 2.711.820,22 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.
Após a inauguração da ZEA, decorreu ainda o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração.
“Estamos a falar de uma revolução do ponto de vista energético, com a construção de seis hectares de produção de energia fotovoltaica que permitirá oferecer energia a todas as zonas empresariais. Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica e seremos o primeiro município a produzir hidrogénio verde, que será, certamente, o combustível do futuro. Operamos aqui uma revolução do ponto de vista da atratividade, energético e também do ponto de vista da comunicação dado que estas zonas empresariais vão ser dotadas de tecnologia 5G nas suas comunicações”, afirmou Manoel Batista.
“Não tenho dúvidas de que estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçarão a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal, uma das mais importantes da Europa. Representam importantes passos no presente, mas também e muito no futuro do nosso concelho”, afirmou.
Na sessão, que depois do descerramento da placa de inauguração se prosseguiu na Quinta de Soalheiro, a ministra da Coesão Territorial parabenizou o trabalho que o executivo tem levado a cabo. “Estamos a falar de um território que tem apostado na fixação de empresas. Sendo um território transfronteiriço, ter estas condições de excelência para investimento empresarial, irá, naturalmente, aumentar a atratividade para as empresas que cá estão e para novas empresas. Sem empresas, as pessoas não têm perspetiva de carreira. Não se fixam e vão à procura dessa oportunidade noutros territórios. Por isso, saúdo vivamente esta estratégia que o Município de Melgaço tem tido”, referiu.
A candidatura para o projeto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros com o objetivo principal de dotar a ZIP e a ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência.
Num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.