Logo
Regional

Manoel Batista: “Estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente”

10 Janeiro, 2024 | 11:05
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Município de Melgaço inaugurou, esta terça-feira, a 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). De seguida, prosseguiu-se o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. A sessão contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. 

“Temos agora, condições de acolhimento empresarial que não tínhamos. Dos cinco lotes que estavam disponíveis nesta fase, tivemos candidaturas de empresas para três lotes, representando mais de 80% do espaço que aqui temos para fábricas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, no momento da inauguração.

O processo da ZEA remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo Melgaço, em 2018, avançado com o projeto global da zona industrial e de execução da 1ª fase de obra em 2021.

O projeto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m². Representa um investimento de 2.711.820,22 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

“Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica”

Após a inauguração da ZEA, decorreu ainda o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração.

“Estamos a falar de uma revolução do ponto de vista energético, com a construção de seis hectares de produção de energia fotovoltaica que permitirá oferecer energia a todas as zonas empresariais. Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica e seremos o primeiro município a produzir hidrogénio verde, que será, certamente, o combustível do futuro. Operamos aqui uma revolução do ponto de vista da atratividade, energético e também do ponto de vista da comunicação dado que estas zonas empresariais vão ser dotadas de tecnologia 5G nas suas comunicações”, afirmou Manoel Batista.

“Não tenho dúvidas de que estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçarão a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal, uma das mais importantes da Europa. Representam importantes passos no presente, mas também e muito no futuro do nosso concelho”, afirmou.

Na sessão, que depois do descerramento da placa de inauguração se prosseguiu na Quinta de Soalheiro, a ministra da Coesão Territorial parabenizou o trabalho que o executivo tem levado a cabo. “Estamos a falar de um território que tem apostado na fixação de empresas. Sendo um território transfronteiriço, ter estas condições de excelência para investimento empresarial, irá, naturalmente, aumentar a atratividade para as empresas que cá estão e para novas empresas. Sem empresas, as pessoas não têm perspetiva de carreira. Não se fixam e vão à procura dessa oportunidade noutros territórios. Por isso, saúdo vivamente esta estratégia que o Município de Melgaço tem tido”, referiu.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, telefone e texto

A candidatura para o projeto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros com o objetivo principal de dotar a ZIP e a ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência.

Num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.