O Município de Melgaço inaugurou, esta terça-feira, a 1ª fase da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). De seguida, prosseguiu-se o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. A sessão contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“Temos agora, condições de acolhimento empresarial que não tínhamos. Dos cinco lotes que estavam disponíveis nesta fase, tivemos candidaturas de empresas para três lotes, representando mais de 80% do espaço que aqui temos para fábricas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, no momento da inauguração.
O processo da ZEA remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo Melgaço, em 2018, avançado com o projeto global da zona industrial e de execução da 1ª fase de obra em 2021.
O projeto abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a cinco lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m². Representa um investimento de 2.711.820,22 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

Após a inauguração da ZEA, decorreu ainda o lançamento do projeto de conceção e execução da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração.
“Estamos a falar de uma revolução do ponto de vista energético, com a construção de seis hectares de produção de energia fotovoltaica que permitirá oferecer energia a todas as zonas empresariais. Seremos o maior município do Alto Minho na produção de energia fotovoltaica e seremos o primeiro município a produzir hidrogénio verde, que será, certamente, o combustível do futuro. Operamos aqui uma revolução do ponto de vista da atratividade, energético e também do ponto de vista da comunicação dado que estas zonas empresariais vão ser dotadas de tecnologia 5G nas suas comunicações”, afirmou Manoel Batista.
“Não tenho dúvidas de que estas duas zonas empresariais posicionarão Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçarão a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal, uma das mais importantes da Europa. Representam importantes passos no presente, mas também e muito no futuro do nosso concelho”, afirmou.
Na sessão, que depois do descerramento da placa de inauguração se prosseguiu na Quinta de Soalheiro, a ministra da Coesão Territorial parabenizou o trabalho que o executivo tem levado a cabo. “Estamos a falar de um território que tem apostado na fixação de empresas. Sendo um território transfronteiriço, ter estas condições de excelência para investimento empresarial, irá, naturalmente, aumentar a atratividade para as empresas que cá estão e para novas empresas. Sem empresas, as pessoas não têm perspetiva de carreira. Não se fixam e vão à procura dessa oportunidade noutros territórios. Por isso, saúdo vivamente esta estratégia que o Município de Melgaço tem tido”, referiu.

A candidatura para o projeto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada em janeiro de 2022, com um valor de cerca de 13 milhões de euros com o objetivo principal de dotar a ZIP e a ZEA de condições energéticas e tecnológicas de excelência.
Num total de 110 milhões de euros de Fundos do PRR para o país, foram selecionadas dez AAE a nível nacional, três das quais na NUTS II – NORTE, nomeadamente Melgaço.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?