A aventura de ser mamã começa com os desafios e preocupações durante gravidez e prolongam-se no pós-parto. Neste sentido, a Mamãs e Bebés criou workshops digitais dirigidos por profissionais de saúde na área da maternidade com o objetivo de ajudar as mamãs a esclarecer as várias dúvidas que surgem.
Desconfortos na Gravidez, Alimentos que podem aliviar o mal-estar na gravidez, Aula de Pilates para Grávidas, O Dia Do Parto, Mala da Maternidade e O Sono do meu Bebé são os temas abordados nestes workshops gratuitos e online.
É comum as grávidas começarem a sentir mal-estar no primeiro semestre da gravidez, mas por vezes este prolonga-se até ao final da gestação. Como tal, a Mamãs e Bebés criou um Workshop “Quais os alimentos que podem aliviar o mal-estar na gravidez”, este explicará de que forma é possível a alimentação amenizar ou até mesmo evitar esta indisposição. Além disso, o workshop “Desconfortos na Gravidez” também ajuda a suavizar e gerir alguns sintomas da gravidez.
No momento de aproximação ao parto, as mamãs começam a sentir nervosismo e alguma ansiedade em relação a este dia, assim a Mamãs e Bebés criou o workshop “O Dia Do Parto” para que a mamã se sinta mais segura e possa esclarecer dúvidas acerca da epidural. Ainda para preparar o parto, o workshop “Aula de Pilates para Grávidas” ajuda as grávidas a preparar a zona pélvica e a mobilidade do quadril para o grande momento.
A tarefa de preparar a mala de maternidade faz parte de uma etapa muito especial na vida da grávida. Contudo, esta também é uma altura repleta de ansiedade e insegurança, por isso o workshop “Preparação da Mala de Maternidade” tem como objetivo ajudar todas as futuras mamãs a prepararem a sua mala com antecedência, para que tudo corra bem.
Já no âmbito pós-parto, a Mamãs e Bebés criou o workshop “O Sono do meu Bebé” para dar às recentes mamãs e papás dicas de como melhorar o sono do seu bebé e permitir que os papás possam dormir mais descansados.
Para assistir aos Workshops gratuitos da Mamãs e Bebés, faça a inscrição no seguinte link para ter acesso aos conteúdos.
Sobre a Mamãs e Bebés:

O projeto Mamãs e Bebés teve o seu início há mais de 13 anos como resposta à falta de informação sentida pelos mentores relativamente ao período da gravidez e ao primeiro ano de vida do bebé. Criado fundamentalmente por mulheres, que sentiram na própria pele a necessidade de algum acompanhamento num dos períodos mais emblemáticos da sua vida, o projeto foi crescendo nos últimos anos. De forma sempre gratuita, tem apoiado grávidas e recém-mamãs, seja através de várias iniciativas presenciais que abrangem todo o país (workshops sobre os mais variados temas sobre parentalidade, sessões de esclarecimento individuais, sessões fotográficas, distribuição do Guia de Gravidez, experiências únicas entre a mamã e o bebé); seja através dos canais digitais, como é o caso das suas redes sociais (Instagram e Facebook), e-mail marketing e do seu mais recente site.
Trabalha diretamente com profissionais de diferentes áreas relevantes na temática da parentalidade, tendo como objetivo informar e orientar o casal; entre muitas outras iniciativas. Atualmente a Mamãs e Bebés é uma das principais preferências das grávidas portuguesas.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.