Logo
Regional

Malas ecossustentáveis criadas por alunos do Politécnico de Viana do Castelo expostas em Florença

7 Outubro, 2022 | 10:09
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os protótipos do projeto MonnaLusa, desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso de licenciatura em Design do Produto, turma 2020/21, a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, estão expostos, até ao próximo dia 10 de outubro, no espaço Il Conventino, na cidade de Florença, em Itália.

Tratam-se de malas ecossustentáveis em cortiça e aparas de madeira, algumas inspiradas em vestuário renascentista, que, agora, ocupam um espaço central nesta cidade Toscana.

Il Conventino é palco de exposições e eventos considerados culturalmente relevantes na área florentina. Sendo, habitualmente, escolhido para exibir projetos de arquitetura e design de estudantes da Universidade de Florença.

Esta exposição conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Florença.

Relembramos que o projeto MonnaLusa foi desenvolvido, em plena pandemia Covid-19, pela turma finalista de Design do Produto do ano 2020/21, em parceria com a empresa Toscana Global Beauty, do empresário Michele Lupi, a Corticeira Amorim e indústrias e unidades fabris do setor da madeira do Norte de Portugal.

O MonnaLusa foi acompanhado pelos docentes dos cursos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Ermanno Aparo e Liliana Soares, tendo também estado envolvidos os docentes Patrícia Vieira, Antonieta Morais e Jorge Teixeira.

O projeto conta ainda com o apoio institucional do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do qual o Instituto Politécnico e Viana do Castelo é membro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

Regional 14 Abril, 2024

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.