Os protótipos do projeto MonnaLusa, desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso de licenciatura em Design do Produto, turma 2020/21, a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, estão expostos, até ao próximo dia 10 de outubro, no espaço Il Conventino, na cidade de Florença, em Itália.
Tratam-se de malas ecossustentáveis em cortiça e aparas de madeira, algumas inspiradas em vestuário renascentista, que, agora, ocupam um espaço central nesta cidade Toscana.
Il Conventino é palco de exposições e eventos considerados culturalmente relevantes na área florentina. Sendo, habitualmente, escolhido para exibir projetos de arquitetura e design de estudantes da Universidade de Florença.
Esta exposição conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Florença.

Relembramos que o projeto MonnaLusa foi desenvolvido, em plena pandemia Covid-19, pela turma finalista de Design do Produto do ano 2020/21, em parceria com a empresa Toscana Global Beauty, do empresário Michele Lupi, a Corticeira Amorim e indústrias e unidades fabris do setor da madeira do Norte de Portugal.
O MonnaLusa foi acompanhado pelos docentes dos cursos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Ermanno Aparo e Liliana Soares, tendo também estado envolvidos os docentes Patrícia Vieira, Antonieta Morais e Jorge Teixeira.
O projeto conta ainda com o apoio institucional do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do qual o Instituto Politécnico e Viana do Castelo é membro.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.