Os protótipos do projeto MonnaLusa, desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso de licenciatura em Design do Produto, turma 2020/21, a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, estão expostos, até ao próximo dia 10 de outubro, no espaço Il Conventino, na cidade de Florença, em Itália.
Tratam-se de malas ecossustentáveis em cortiça e aparas de madeira, algumas inspiradas em vestuário renascentista, que, agora, ocupam um espaço central nesta cidade Toscana.
Il Conventino é palco de exposições e eventos considerados culturalmente relevantes na área florentina. Sendo, habitualmente, escolhido para exibir projetos de arquitetura e design de estudantes da Universidade de Florença.
Esta exposição conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Florença.
Relembramos que o projeto MonnaLusa foi desenvolvido, em plena pandemia Covid-19, pela turma finalista de Design do Produto do ano 2020/21, em parceria com a empresa Toscana Global Beauty, do empresário Michele Lupi, a Corticeira Amorim e indústrias e unidades fabris do setor da madeira do Norte de Portugal.
O MonnaLusa foi acompanhado pelos docentes dos cursos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Ermanno Aparo e Liliana Soares, tendo também estado envolvidos os docentes Patrícia Vieira, Antonieta Morais e Jorge Teixeira.
O projeto conta ainda com o apoio institucional do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do qual o Instituto Politécnico e Viana do Castelo é membro.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.