Já é possível observar a 6ª edição do "O Crochet sai à rua...em Cerveira" pelas várias artérias do centro histórico de Vila Nova de Cerveira. Realizado por comerciantes, entidades particulares e residentes, a iniciativa pretende levar os visitantes a viajar pelo património das freguesias do concelho.
No total são cerca de 15 cenários espalhados pelo centro histórico em que através da arte do crochet é recriado o património (material e imaterial) mais emblemático de cada freguesia.
Neste caso, “A Memória”, pelos Utentes da Santa Casa da Misericórdia, a “Forca”, pela União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, a “Fonte”, pela União das Freguesias de Candemil e Gondar, os “Marcos Miliários”, pela freguesia de Sapardos, o “Tanque de Lavar do Outeirinho”, pela União de Freguesias de Campos e Vila Meã, os “Moinhos da Gávea”, pela União de Freguesias de Reboreda e Nogueira, a “Torre”, pela freguesia de Sopo, a “Fonte do Calvário”, pela freguesia de Gondarém e a “Fonte da Bagoada”, pela freguesia de Loivo.
Há ainda a representação das tradições do “Bolo do Tacho”, pela freguesia de Mentrestido, a “Matança do Porco”, pela freguesia de Cornes, o “Arco de São João”, pelo Centro Social e Paroquial de Campos e a “Pesca” pela Ilha dos Amores.
O roteiro pode ser visitado até ao final de setembro.
As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.
O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.
O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença