A Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, recebeu esta quarta-feira mais de 120 crianças do Centro Educativo das Lagoas, para participarem no Dia da Natureza e da Proteção Civil. A iniciativa integrada no programa da semana da Floresta da Água e da Proteção Civil, assinalou o Dia da Proteção Civil.
Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, a Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, acrescentou este ano ao programa um dia dedicado à Proteção Civil, contando com a participação dos agentes da Proteção Civil, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Associação Florestal, ICNF, Exército, GNR e PSP, que assim demonstraram para a comunidade educativa como atuam perante situações de risco e auxílio à população.
Marco Domingues, comandante sub regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que a 1 de março assinalou-se o Dia da Proteção Civil, e “nesse dia lançamos o desafio a todos os Municípios a promoverem uma ação sobre a Proteção Civil, e aqui estão hoje os agentes da Proteção Civil, no sentido de sensibilizar toda a comunidade que todos nós somos agentes de proteção civil.”
Neste contexto, o vereador do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues realçou a importância desta ação, nomeadamente “a articulação que o Município mantém com todos os meios aqui presentes”. O vereador do Ambiente e das Florestas, destacou ainda a programação desta Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, com atividades variadas e que visam sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta e do nosso meio ambiente.
O autarca relembrou ainda o projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, que tem registado uma adesão significativa da população e tem mais uma ação agendada para sábado, dia 23, entre as 8h30 e as 12 horas na freguesia da Labruja.
A Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil a decorrer até 24 de março, tem dinamizado ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.
O Governo de Espanha espera que a nova ligação elétrica entre a Galiza e o norte de Portugal entre em funcionamento no final deste ano, disse a ministra com a tutela da energia, Sara Aagesen.
Os melhores sabores do Minho estarão à mesa em Ponte da Barca entre os dias 16 e 18 de maio, no Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã.
No próximo dia 24 de Maio, às 21:30h, chega pela primeira vez a Monção, aos palcos do Cineteatro João Verde o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), com apresentação do espetáculo “Última Esperança”, do Coletivo Cuerpo Sur.
Estudos ambientais realizados pela Ocean Winds concluíram que, em cinco anos de funcionamento, o parque eólico ‘offshore’ flutuante instalado ao largo de Viana do Castelo está a ter “um efeito reserva” de biodiversidade, tendo sido identificadas 270 espécies.
Foi com as preocupações para o setor como pano de fundo que a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Conselho Nacional de Juventude promoveram, na terça-feira, o Debate da Saúde, na sede da Associação Nacional das Farmácias, desafiando os partidos com assento parlamentar a posicionarem-se sobre as os dados apresentados no mês de abril, na sua Convenção Nacional, que indicava, entre outros dados, que apenas 10% dos profissionais sente que tem as condições necessárias para exercer no país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS), efetivou a entrega de 36 viaturas nas instalações da Escola da Guarda (EG), em Queluz.
Flores naturais, preservadas com encanto e criatividade, por mãos habilidosas, dão corpo à exposição "Encanto de Flor", na Loja de Turismo de Valença.