A Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, recebeu esta quarta-feira mais de 120 crianças do Centro Educativo das Lagoas, para participarem no Dia da Natureza e da Proteção Civil. A iniciativa integrada no programa da semana da Floresta da Água e da Proteção Civil, assinalou o Dia da Proteção Civil.
Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, a Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, acrescentou este ano ao programa um dia dedicado à Proteção Civil, contando com a participação dos agentes da Proteção Civil, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Associação Florestal, ICNF, Exército, GNR e PSP, que assim demonstraram para a comunidade educativa como atuam perante situações de risco e auxílio à população.
Marco Domingues, comandante sub regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que a 1 de março assinalou-se o Dia da Proteção Civil, e “nesse dia lançamos o desafio a todos os Municípios a promoverem uma ação sobre a Proteção Civil, e aqui estão hoje os agentes da Proteção Civil, no sentido de sensibilizar toda a comunidade que todos nós somos agentes de proteção civil.”
Neste contexto, o vereador do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues realçou a importância desta ação, nomeadamente “a articulação que o Município mantém com todos os meios aqui presentes”. O vereador do Ambiente e das Florestas, destacou ainda a programação desta Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, com atividades variadas e que visam sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta e do nosso meio ambiente.
O autarca relembrou ainda o projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, que tem registado uma adesão significativa da população e tem mais uma ação agendada para sábado, dia 23, entre as 8h30 e as 12 horas na freguesia da Labruja.
A Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil a decorrer até 24 de março, tem dinamizado ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?