A Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, recebeu esta quarta-feira mais de 120 crianças do Centro Educativo das Lagoas, para participarem no Dia da Natureza e da Proteção Civil. A iniciativa integrada no programa da semana da Floresta da Água e da Proteção Civil, assinalou o Dia da Proteção Civil.
Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, a Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, acrescentou este ano ao programa um dia dedicado à Proteção Civil, contando com a participação dos agentes da Proteção Civil, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Associação Florestal, ICNF, Exército, GNR e PSP, que assim demonstraram para a comunidade educativa como atuam perante situações de risco e auxílio à população.
Marco Domingues, comandante sub regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que a 1 de março assinalou-se o Dia da Proteção Civil, e “nesse dia lançamos o desafio a todos os Municípios a promoverem uma ação sobre a Proteção Civil, e aqui estão hoje os agentes da Proteção Civil, no sentido de sensibilizar toda a comunidade que todos nós somos agentes de proteção civil.”
Neste contexto, o vereador do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues realçou a importância desta ação, nomeadamente “a articulação que o Município mantém com todos os meios aqui presentes”. O vereador do Ambiente e das Florestas, destacou ainda a programação desta Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, com atividades variadas e que visam sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta e do nosso meio ambiente.
O autarca relembrou ainda o projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, que tem registado uma adesão significativa da população e tem mais uma ação agendada para sábado, dia 23, entre as 8h30 e as 12 horas na freguesia da Labruja.
A Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil a decorrer até 24 de março, tem dinamizado ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.