A Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, recebeu esta quarta-feira mais de 120 crianças do Centro Educativo das Lagoas, para participarem no Dia da Natureza e da Proteção Civil. A iniciativa integrada no programa da semana da Floresta da Água e da Proteção Civil, assinalou o Dia da Proteção Civil.
Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, a Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, acrescentou este ano ao programa um dia dedicado à Proteção Civil, contando com a participação dos agentes da Proteção Civil, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Associação Florestal, ICNF, Exército, GNR e PSP, que assim demonstraram para a comunidade educativa como atuam perante situações de risco e auxílio à população.
Marco Domingues, comandante sub regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que a 1 de março assinalou-se o Dia da Proteção Civil, e “nesse dia lançamos o desafio a todos os Municípios a promoverem uma ação sobre a Proteção Civil, e aqui estão hoje os agentes da Proteção Civil, no sentido de sensibilizar toda a comunidade que todos nós somos agentes de proteção civil.”
Neste contexto, o vereador do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues realçou a importância desta ação, nomeadamente “a articulação que o Município mantém com todos os meios aqui presentes”. O vereador do Ambiente e das Florestas, destacou ainda a programação desta Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, com atividades variadas e que visam sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta e do nosso meio ambiente.
O autarca relembrou ainda o projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”, que tem registado uma adesão significativa da população e tem mais uma ação agendada para sábado, dia 23, entre as 8h30 e as 12 horas na freguesia da Labruja.
A Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil a decorrer até 24 de março, tem dinamizado ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.