Logo
Nacional

Mais de quatro dezenas de órgãos de comunicação social aderiram à greve geral de jornalistas

15 Março, 2024 | 0:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A greve geral de jornalistas silenciou mais de quatro dezenas de órgãos de comunicação social, em Portugal, esta quinta-feira, 14 de março. A Viana TV juntou-se à causa. Entre as exigências da greve estavam o fim da precariedade generalizada e a intervenção do Estado na garantia da sustentabilidade financeira do jornalismo. 

Além da Viana TV, segundo uma nota do Sindicato dos Jornalistas, à meia-noite desta quinta feira, não houve noticiários na Antena 1 nem na TSF. “É meia-noite no continente e na Madeira, menos uma hora nos Açores. Na Antena 1, jornalistas estão em greve geral”, lê-se.

Entre outros exemplos, também a direção de informação da Agência Lusa decidiu fechar o serviço aos clientes e a revista visão e a edição online do jornal Público estiveram em silêncio.

“A produção informativa sofre fortes constrangimentos nas principais redacções. O Jogo será publicado em versão reduzida amanhã, com menos oito páginas. No Jornal de Notícias a adesão supera os 95%, e no Diário de Notícias está próxima dos 100%, estando em risco a edição em papel de amanhã”, continua.

“No Público, em Lisboa e no Porto, a esmagadora maioria da redação está em protesto, com a edição em papel a ser preparada por redatores principais e elementos com cargos de chefia. Também na Rádio Renascença se regista adesão à greve. No Observador metade dos profissionais estão em greve. No Dinheiro Vivo, a adesão foi total”, refere a nota.

O Sindicato dos Jornalistas denunciou ainda “o caso de jornalistas em situação de precariedade que gostariam de ter feito greve, mas que não a fizeram, receando represálias”. “Os turnos, nos órgãos de comunicação social de maior dimensão, estão a ser assegurados, sobretudo, por jornalistas que tiveram receio de aderir à greve geral”, explicou.

Além do silenciamento dos órgãos de comunicação também centenas de jornalistas saíram hoje às ruas, nomeadamente, no Porto, em Lisboa, em Coimbra e em Ponta Delgada.

A greve geral foi aprovada, por unanimidade, no 5º Congresso dos Jornalistas que decorreu, em janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, contando com a participação de cerca de 800 congressistas. Segundo Pedro Coelho, presidente do Congresso dos Jornalistas, “a última greve geral de jornalistas foi em 1982”.

O caderno reivindicativo da greve geral de jornalistas pode ser consultado aqui.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, multidão e texto

Fotografia: Miguel Almeida

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.