Logo
Nacional

Mais de quatro dezenas de órgãos de comunicação social aderiram à greve geral de jornalistas

15 Março, 2024 | 0:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A greve geral de jornalistas silenciou mais de quatro dezenas de órgãos de comunicação social, em Portugal, esta quinta-feira, 14 de março. A Viana TV juntou-se à causa. Entre as exigências da greve estavam o fim da precariedade generalizada e a intervenção do Estado na garantia da sustentabilidade financeira do jornalismo. 

Além da Viana TV, segundo uma nota do Sindicato dos Jornalistas, à meia-noite desta quinta feira, não houve noticiários na Antena 1 nem na TSF. “É meia-noite no continente e na Madeira, menos uma hora nos Açores. Na Antena 1, jornalistas estão em greve geral”, lê-se.

Entre outros exemplos, também a direção de informação da Agência Lusa decidiu fechar o serviço aos clientes e a revista visão e a edição online do jornal Público estiveram em silêncio.

“A produção informativa sofre fortes constrangimentos nas principais redacções. O Jogo será publicado em versão reduzida amanhã, com menos oito páginas. No Jornal de Notícias a adesão supera os 95%, e no Diário de Notícias está próxima dos 100%, estando em risco a edição em papel de amanhã”, continua.

“No Público, em Lisboa e no Porto, a esmagadora maioria da redação está em protesto, com a edição em papel a ser preparada por redatores principais e elementos com cargos de chefia. Também na Rádio Renascença se regista adesão à greve. No Observador metade dos profissionais estão em greve. No Dinheiro Vivo, a adesão foi total”, refere a nota.

O Sindicato dos Jornalistas denunciou ainda “o caso de jornalistas em situação de precariedade que gostariam de ter feito greve, mas que não a fizeram, receando represálias”. “Os turnos, nos órgãos de comunicação social de maior dimensão, estão a ser assegurados, sobretudo, por jornalistas que tiveram receio de aderir à greve geral”, explicou.

Além do silenciamento dos órgãos de comunicação também centenas de jornalistas saíram hoje às ruas, nomeadamente, no Porto, em Lisboa, em Coimbra e em Ponta Delgada.

A greve geral foi aprovada, por unanimidade, no 5º Congresso dos Jornalistas que decorreu, em janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, contando com a participação de cerca de 800 congressistas. Segundo Pedro Coelho, presidente do Congresso dos Jornalistas, “a última greve geral de jornalistas foi em 1982”.

O caderno reivindicativo da greve geral de jornalistas pode ser consultado aqui.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, multidão e texto

Fotografia: Miguel Almeida

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe conferência internacional de cibersegurança

No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.

Regional 26 Janeiro, 2026

AFVC: Castelense perdeu em casa mas mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.

Desporto 26 Janeiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora dividem liderança na 2ª divisão distrital

Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Direitos Humanos em Risco: Amnistia Internacional lança sinal de alerta global

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.

Música 25 Janeiro, 2026

Feira do Fumeiro de Ponte da Barca regressa em fevereiro com Rosinha e Siga a Farra

Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.