70 operacionais, de nove países, estão a treinar técnicas inovadoras preventivas e de proteção às florestas, em Valença, no âmbito do European Trex (Traditional Fire Training Exchange).
Estes dias têm decorrido ações de queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional. Ações complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno.
As ações contam com os operacionais da Proteção Civil Municipal de Valença, bem como as equipas de sapadores florestais do concelho.
O desenvolvimento das atividades contou com o acompanhamento do vereador com o pelouro da proteção civil e das florestas, Arlindo Sousa, que saudou os operacionais presentes e destacou a importância desta iniciativa “para capacitar e testar a ação e prontidão das equipas no terreno para melhor trabalhar as ações preventivas da floresta no nosso concelho”.
Os exercícios envolvem operacionais do Canada, Estados Unidos da América, Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil, Portugal e Equador e várias entidades nacionais e internacionais .
O European TREX 2024 está centralizado em Paredes de Coura e nesta edição as ações no terreno desenvolvem-se entre este concelho e Valença.
Este é um evento de intercâmbio promovido pelo Laboratório Rural de Paredes de Coura e The Nature Conservancy, com o apoio do município de Valença e demais congéneres do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.
O European TREX tem a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.