70 operacionais, de nove países, estão a treinar técnicas inovadoras preventivas e de proteção às florestas, em Valença, no âmbito do European Trex (Traditional Fire Training Exchange).
Estes dias têm decorrido ações de queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional. Ações complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno.
As ações contam com os operacionais da Proteção Civil Municipal de Valença, bem como as equipas de sapadores florestais do concelho.
O desenvolvimento das atividades contou com o acompanhamento do vereador com o pelouro da proteção civil e das florestas, Arlindo Sousa, que saudou os operacionais presentes e destacou a importância desta iniciativa “para capacitar e testar a ação e prontidão das equipas no terreno para melhor trabalhar as ações preventivas da floresta no nosso concelho”.
Os exercícios envolvem operacionais do Canada, Estados Unidos da América, Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil, Portugal e Equador e várias entidades nacionais e internacionais .
O European TREX 2024 está centralizado em Paredes de Coura e nesta edição as ações no terreno desenvolvem-se entre este concelho e Valença.
Este é um evento de intercâmbio promovido pelo Laboratório Rural de Paredes de Coura e The Nature Conservancy, com o apoio do município de Valença e demais congéneres do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.
O European TREX tem a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).