Nos dias 18 e 19 de março, 216 atletas de cinco países disputam, em Viana do Castelo, a IX Regata Internacional Centro de Mar. Os remadores, de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, vão competir nas embarcações “rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Mais uma vez, a regata vianense organizada pelo Viana Remadores do Lima (VRL) integra competições na vertente de Remo Adaptado.
À semelhança das últimas edições, este evento contemplará dois formatos competitivos: provas de sprint (400 metros) no primeiro dia, provas de fundo (5 kms) no segundo dia. As provas de sprint irão decorrer entre as 10h30 e as 12h30 de sábado, na doca do Gil Eannes, e as provas de fundo terão início às 10h30 de domingo, junto ao Centro de Remo.
Nesta nona edição, marcam presença 33 tripulações de 14 clubes. De acordo com a organização, trata-se de uma redução do número de participantes em relação à edição anterior explicada, em parte, pela data mais tardia, e pelo facto de, na mesma data, se realizarem outras competições de relevo. No entanto, a qualidade e competitividade do evento estão asseguradas pela presença de equipas fortes, incluindo quatro atletas campeões nacionais de França, com destaque para o vice- campeão mundial francês, Paul Tixier, que irá alinhar na tripulação de Mâcon.
O vereador do Desporto, Ricardo Rego, indicou que esta prova “já faz parte do nosso panorama desportivo e integra a aposta do município nos desportos náuticos”, agradecendo ao VRL “pela dinamização de eventos desportivos que capitalizam a modalidade de remo”.

Já o presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, referiu que “a regata continua associada à marca Centro de Mar, o que tem sido uma honra e um motivo de orgulho”. Indicou ainda que, este ano, fazem questão que o Sprint de 400 metros aconteça na antiga doca comercial onde está atracado o navio Gil Eannes, o que não foi possível nos últimos anos devido às condições climatéricas ou pelo facto de a doca estar ocupada.
O responsável frisou o facto de a regata ter “como ponto de honra” a participação de atletas do remo adaptado, pelo que a regata contará com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto da parceria existente entre o Viana Remadores do Lima e esta instituição. Ainda na vertente do remo adaptado, a prova contará com a presença da tripulação “Shell 8º Open Mind”, oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional.

Estarão em disputa um prize-money para os três primeiros classificados das duas provas do escalão absoluto (4x Feminino e 8+ masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.