Nos dias 18 e 19 de março, 216 atletas de cinco países disputam, em Viana do Castelo, a IX Regata Internacional Centro de Mar. Os remadores, de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, vão competir nas embarcações “rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Mais uma vez, a regata vianense organizada pelo Viana Remadores do Lima (VRL) integra competições na vertente de Remo Adaptado.
À semelhança das últimas edições, este evento contemplará dois formatos competitivos: provas de sprint (400 metros) no primeiro dia, provas de fundo (5 kms) no segundo dia. As provas de sprint irão decorrer entre as 10h30 e as 12h30 de sábado, na doca do Gil Eannes, e as provas de fundo terão início às 10h30 de domingo, junto ao Centro de Remo.
Nesta nona edição, marcam presença 33 tripulações de 14 clubes. De acordo com a organização, trata-se de uma redução do número de participantes em relação à edição anterior explicada, em parte, pela data mais tardia, e pelo facto de, na mesma data, se realizarem outras competições de relevo. No entanto, a qualidade e competitividade do evento estão asseguradas pela presença de equipas fortes, incluindo quatro atletas campeões nacionais de França, com destaque para o vice- campeão mundial francês, Paul Tixier, que irá alinhar na tripulação de Mâcon.
O vereador do Desporto, Ricardo Rego, indicou que esta prova “já faz parte do nosso panorama desportivo e integra a aposta do município nos desportos náuticos”, agradecendo ao VRL “pela dinamização de eventos desportivos que capitalizam a modalidade de remo”.

Já o presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, referiu que “a regata continua associada à marca Centro de Mar, o que tem sido uma honra e um motivo de orgulho”. Indicou ainda que, este ano, fazem questão que o Sprint de 400 metros aconteça na antiga doca comercial onde está atracado o navio Gil Eannes, o que não foi possível nos últimos anos devido às condições climatéricas ou pelo facto de a doca estar ocupada.
O responsável frisou o facto de a regata ter “como ponto de honra” a participação de atletas do remo adaptado, pelo que a regata contará com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto da parceria existente entre o Viana Remadores do Lima e esta instituição. Ainda na vertente do remo adaptado, a prova contará com a presença da tripulação “Shell 8º Open Mind”, oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional.

Estarão em disputa um prize-money para os três primeiros classificados das duas provas do escalão absoluto (4x Feminino e 8+ masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.