Logo
Internacional

Mais de cem pessoas retiradas de casa em França devido a inundações e uma desaparecida

1 Abril, 2024 | 6:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de uma centena de pessoas foram, este domingo, retiradas das suas casas em França e um praticante de canoagem está desaparecido, após fortes inundações de rios no centro-oeste do país.

“Infelizmente, que eu saiba, há uma pessoa desaparecida. Alguém que estava a praticar canoagem num dos rios”, explicou este domingo o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, citado pela AFP, referindo-se à situação durante uma viagem a Pontoise não relacionada com as inundações.

Segundo as autoridades, o “desaparecimento” do canoísta foi relatado no sábado, por volta das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), a 10 quilómetros de Limoges (centro-oeste), por várias testemunhas que o viram “em dificuldade” na Rio Viena.

Um pouco mais a norte, no departamento de Indre-et-Loire, 107 pessoas, incluindo 73 residentes de um lar de idosos nas margens do mesmo rio, foram retiradas.

Neste departamento, o rio deverá ultrapassar os níveis de 1923 na aldeia de Descartes e de 1982 na de Nouâtre, segundo as autoridades.

Noutro rio deste departamento, o Creuse, o presidente da Câmara de Indre-et-Loire arriscou dizer que talvez possa ser a maior cheia dos últimos 100 anos.

Já no departamento de Vienne, vizinho de Indre-et-Loire ao sul, cerca de cinquenta pessoas foram retiradas, segundo as autoridades.

“Nunca vi algo assim, para mim é a enchente do século”, disse à AFP Olivier Jean-Louis em frente ao autódromo de Roche-Posay, uma cidade com 1.500 habitantes.

Segundo as autoridades, o rio Creuse atingiu 6,78 metros nesta cidade, superando a cheia histórica de 1982.

O rio deverá voltar a subir durante o dia e aproximar-se do recorde de 1896, segundo um técnico da entidade oficial de monitorização de cheias em França.

O rio atingiu o topo dos sinais de trânsito nas estradas que levam a La Roche Posay na manhã de domingo, observou um fotógrafo da AFP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.