Logo
Internacional

Mais de cem pessoas retiradas de casa em França devido a inundações e uma desaparecida

1 Abril, 2024 | 6:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de uma centena de pessoas foram, este domingo, retiradas das suas casas em França e um praticante de canoagem está desaparecido, após fortes inundações de rios no centro-oeste do país.

“Infelizmente, que eu saiba, há uma pessoa desaparecida. Alguém que estava a praticar canoagem num dos rios”, explicou este domingo o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, citado pela AFP, referindo-se à situação durante uma viagem a Pontoise não relacionada com as inundações.

Segundo as autoridades, o “desaparecimento” do canoísta foi relatado no sábado, por volta das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), a 10 quilómetros de Limoges (centro-oeste), por várias testemunhas que o viram “em dificuldade” na Rio Viena.

Um pouco mais a norte, no departamento de Indre-et-Loire, 107 pessoas, incluindo 73 residentes de um lar de idosos nas margens do mesmo rio, foram retiradas.

Neste departamento, o rio deverá ultrapassar os níveis de 1923 na aldeia de Descartes e de 1982 na de Nouâtre, segundo as autoridades.

Noutro rio deste departamento, o Creuse, o presidente da Câmara de Indre-et-Loire arriscou dizer que talvez possa ser a maior cheia dos últimos 100 anos.

Já no departamento de Vienne, vizinho de Indre-et-Loire ao sul, cerca de cinquenta pessoas foram retiradas, segundo as autoridades.

“Nunca vi algo assim, para mim é a enchente do século”, disse à AFP Olivier Jean-Louis em frente ao autódromo de Roche-Posay, uma cidade com 1.500 habitantes.

Segundo as autoridades, o rio Creuse atingiu 6,78 metros nesta cidade, superando a cheia histórica de 1982.

O rio deverá voltar a subir durante o dia e aproximar-se do recorde de 1896, segundo um técnico da entidade oficial de monitorização de cheias em França.

O rio atingiu o topo dos sinais de trânsito nas estradas que levam a La Roche Posay na manhã de domingo, observou um fotógrafo da AFP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Fevereiro, 2026

Vale do Lima encerra ciclo como Região Europeia da Gastronomia e Vinho com gala em março

O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Município apoia compra de ambulância para Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca abre inscrições para aulas de pintura destinadas a todas as idades

O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Diretor da Medicina Crítica da ULSAM demite-se por “falta de alinhamento estratégico”

O diretor do Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Pedro Moura, demitiu-se do cargo, invocando “falta de alinhamento estratégico” e “múltiplas situações de desrespeito institucional”.

Cultura 18 Fevereiro, 2026

Romaria da Senhora d` Agonia regressa a Viana do Castelo entre 15 e 23 de agosto de 2026

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.

Nacional 18 Fevereiro, 2026

Validação de faturas do IRS prolongada até 2 de março

Os contribuintes em Portugal têm até 2 de março para validar as faturas do IRS relativas a 2025, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Recuperação da Praia de Moledo avança este ano

O secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, anunciou que o projeto de estabilização e recuperação da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, deverá ficar concluído ainda este ano.