Logo
Internacional

Mais de cem pessoas retiradas de casa em França devido a inundações e uma desaparecida

1 Abril, 2024 | 6:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Mais de uma centena de pessoas foram, este domingo, retiradas das suas casas em França e um praticante de canoagem está desaparecido, após fortes inundações de rios no centro-oeste do país.

“Infelizmente, que eu saiba, há uma pessoa desaparecida. Alguém que estava a praticar canoagem num dos rios”, explicou este domingo o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, citado pela AFP, referindo-se à situação durante uma viagem a Pontoise não relacionada com as inundações.

Segundo as autoridades, o “desaparecimento” do canoísta foi relatado no sábado, por volta das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), a 10 quilómetros de Limoges (centro-oeste), por várias testemunhas que o viram “em dificuldade” na Rio Viena.

Um pouco mais a norte, no departamento de Indre-et-Loire, 107 pessoas, incluindo 73 residentes de um lar de idosos nas margens do mesmo rio, foram retiradas.

Neste departamento, o rio deverá ultrapassar os níveis de 1923 na aldeia de Descartes e de 1982 na de Nouâtre, segundo as autoridades.

Noutro rio deste departamento, o Creuse, o presidente da Câmara de Indre-et-Loire arriscou dizer que talvez possa ser a maior cheia dos últimos 100 anos.

Já no departamento de Vienne, vizinho de Indre-et-Loire ao sul, cerca de cinquenta pessoas foram retiradas, segundo as autoridades.

“Nunca vi algo assim, para mim é a enchente do século”, disse à AFP Olivier Jean-Louis em frente ao autódromo de Roche-Posay, uma cidade com 1.500 habitantes.

Segundo as autoridades, o rio Creuse atingiu 6,78 metros nesta cidade, superando a cheia histórica de 1982.

O rio deverá voltar a subir durante o dia e aproximar-se do recorde de 1896, segundo um técnico da entidade oficial de monitorização de cheias em França.

O rio atingiu o topo dos sinais de trânsito nas estradas que levam a La Roche Posay na manhã de domingo, observou um fotógrafo da AFP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.