Mais de uma centena de pessoas foram, este domingo, retiradas das suas casas em França e um praticante de canoagem está desaparecido, após fortes inundações de rios no centro-oeste do país.
“Infelizmente, que eu saiba, há uma pessoa desaparecida. Alguém que estava a praticar canoagem num dos rios”, explicou este domingo o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, citado pela AFP, referindo-se à situação durante uma viagem a Pontoise não relacionada com as inundações.
Segundo as autoridades, o “desaparecimento” do canoísta foi relatado no sábado, por volta das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), a 10 quilómetros de Limoges (centro-oeste), por várias testemunhas que o viram “em dificuldade” na Rio Viena.
Um pouco mais a norte, no departamento de Indre-et-Loire, 107 pessoas, incluindo 73 residentes de um lar de idosos nas margens do mesmo rio, foram retiradas.
Neste departamento, o rio deverá ultrapassar os níveis de 1923 na aldeia de Descartes e de 1982 na de Nouâtre, segundo as autoridades.
Noutro rio deste departamento, o Creuse, o presidente da Câmara de Indre-et-Loire arriscou dizer que talvez possa ser a maior cheia dos últimos 100 anos.
Já no departamento de Vienne, vizinho de Indre-et-Loire ao sul, cerca de cinquenta pessoas foram retiradas, segundo as autoridades.
“Nunca vi algo assim, para mim é a enchente do século”, disse à AFP Olivier Jean-Louis em frente ao autódromo de Roche-Posay, uma cidade com 1.500 habitantes.
Segundo as autoridades, o rio Creuse atingiu 6,78 metros nesta cidade, superando a cheia histórica de 1982.
O rio deverá voltar a subir durante o dia e aproximar-se do recorde de 1896, segundo um técnico da entidade oficial de monitorização de cheias em França.
O rio atingiu o topo dos sinais de trânsito nas estradas que levam a La Roche Posay na manhã de domingo, observou um fotógrafo da AFP.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.