O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d'Agonia, vai contar este ano com mais de 900 mulheres a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
“Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 17 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, “carregam” quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.
Estas mulheres, de todas as idades e este ano provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça, desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar o que apresentam, de forma espontânea, como a maior montra de ouro ao ar livre do mundo
O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2023 decorreu de 19 a 03 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas.
“O volume de inscrições foi tal que, acabamos por aceitar 908 inscrições das que foram submetidas dentro do prazo. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições. A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil.”, explica ainda o presidente da VianaFestas.
Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.