O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d'Agonia, vai contar este ano com mais de 900 mulheres a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
“Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 17 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, “carregam” quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.
Estas mulheres, de todas as idades e este ano provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça, desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar o que apresentam, de forma espontânea, como a maior montra de ouro ao ar livre do mundo
O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2023 decorreu de 19 a 03 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas.
“O volume de inscrições foi tal que, acabamos por aceitar 908 inscrições das que foram submetidas dentro do prazo. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições. A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil.”, explica ainda o presidente da VianaFestas.
Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.