O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d'Agonia, vai contar este ano com mais de 900 mulheres a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
“Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 17 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, “carregam” quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.
Estas mulheres, de todas as idades e este ano provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça, desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar o que apresentam, de forma espontânea, como a maior montra de ouro ao ar livre do mundo
O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2023 decorreu de 19 a 03 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas.
“O volume de inscrições foi tal que, acabamos por aceitar 908 inscrições das que foram submetidas dentro do prazo. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições. A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil.”, explica ainda o presidente da VianaFestas.
Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.