Viana do Castelo foi a primeira cidade a receber a iniciativa “Minho Gastronómico”. No primeiro fim-de-semana dedicado aos “Doces do Minho”, o objetivo foi dar a conhecer o que de melhor se faz ao nível da doçaria típica, nestes 24 municípios minhotos.
O Vereador da Cultura Manuel Vitorino faz um balanço muito positivo do evento que, para além de promover a gastronomia minhota, contribuiu para fortalecer a relação de Viana do Castelo com os doces, tendo a torta certificada sido rainha do certame. Foram vendidos mais de 800kg de doces nos 3 dias do evento, a par dos 6 showcookings e workshops, atuações de 6 grupos de dança, 4 concertos musicais e visita pedagógica ao Moinho do Carreço. Para além disso, existiu em permanência animação na praça com gigantones, malabaristas, palhaços, espetáculos de fogo e animação infantil temática que abrilhantaram o evento e atraíram milhares de pessoas.
“Doces do Minho” atraiu milhares de pessoas, residentes e não só, que vieram para além de provar e comprar o melhor da doçaria que se faz na região, visitar a cidade de Viana do Castelo.
Sob o lema “Experimentar com Alma, provar com o coração”, a iniciativa “Minho “Gastronómico” irá continuar em Braga, com showcookings, ações de capacitação de profissionais do setor, animação de rua, debates, provas e degustações, para além da mostra de sabores da gastronomia minhota nas suas diversas vertentes.
Esta iniciativa é financiada pelo Programa Norte 2020, ao abrigo da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, e desenvolvido pelas três CIM do Minho.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.