Logo
Regional

Mais de 800kg de doces vendidos em três dias em Viana do Castelo

15 Outubro, 2022 | 9:45
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Viana do Castelo foi a primeira cidade a receber a iniciativa “Minho Gastronómico”. No primeiro fim-de-semana dedicado aos “Doces do Minho”, o objetivo foi dar a conhecer o que de melhor se faz ao nível da doçaria típica, nestes 24 municípios minhotos.

O Vereador da Cultura Manuel Vitorino faz um balanço muito positivo do evento que, para além de promover a gastronomia minhota, contribuiu para fortalecer a relação de Viana do Castelo com os doces, tendo a torta certificada sido rainha do certame. Foram vendidos mais de 800kg de doces nos 3 dias do evento, a par dos 6 showcookings e workshops, atuações de 6 grupos de dança, 4 concertos musicais e visita pedagógica ao Moinho do Carreço. Para além disso, existiu em permanência animação na praça com gigantones, malabaristas, palhaços, espetáculos de fogo e animação infantil temática que abrilhantaram o evento e atraíram milhares de pessoas.

“Doces do Minho” atraiu milhares de pessoas, residentes e não só, que vieram para além de provar e comprar o melhor da doçaria que se faz na região, visitar a cidade de Viana do Castelo.

Sob o lema “Experimentar com Alma, provar com o coração”, a iniciativa “Minho “Gastronómico” irá continuar em Braga, com showcookings, ações de capacitação de profissionais do setor, animação de rua, debates, provas e degustações, para além da mostra de sabores da gastronomia minhota nas suas diversas vertentes.

Esta iniciativa é financiada pelo Programa Norte 2020, ao abrigo da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, e desenvolvido pelas três CIM do Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.