A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 arrancou a 23 de setembro e, em apenas duas semanas, já permitiu a administração de mais de 800 mil vacinas em todo o país, de acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Em Viana do Castelo, a vacinação está a decorrer nas unidades de saúde do SNS e em várias farmácias comunitárias do distrito, integrando o esforço nacional para proteger a população contra os vírus respiratórios neste outono e inverno.
Segundo a DGS, foram administradas 514.906 vacinas contra a gripe e 304.554 doses de reforço contra a covid-19 em todo o território nacional. Só na última semana foram vacinadas mais de 330 mil pessoas contra a gripe e 198 mil contra a covid-19, muitas delas através das farmácias, que têm assumido um papel central no processo.
Os grupos mais idosos continuam a ser prioritários: até ao momento, 77.401 pessoas com mais de 85 anos já receberam a vacina da gripe e 55.288 foram vacinadas contra a covid-19. A faixa etária entre os 70 e 79 anos é a que regista maior adesão.
Em Viana do Castelo, os centros de saúde e as farmácias aderentes estão preparados para vacinar não só os idosos e doentes crónicos, mas também as crianças entre os seis e os 23 meses, que este ano passam a ter direito à vacina da gripe de forma gratuita, bem como as dos dois aos cinco anos, que têm comparticipação.
A campanha sazonal decorrerá até 30 de abril de 2026, e a meta da DGS é vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe e 1,5 milhão contra a covid-19.
Sob o lema “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, as autoridades de saúde locais recordam a importância da vacinação, sobretudo para os maiores de 60 anos, pessoas com doenças crónicas e profissionais de saúde.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.