Logo
Nacional

Mais de 80% dos jovens diplomados, em Portugal, têm emprego 3 anos após concluírem estudos

27 Fevereiro, 2024 | 11:45
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Cerca de 82% dos diplomados entre os 20 e 34 anos têm emprego três anos após concluírem o ensino secundário ou superior, segundo um relatório divulgado esta terça-feira, 27 de fevereiro, que confirma as vantagens salariais associadas à maior formação académica.

As metas europeias apontavam que, até 2020, pelo menos 82% da população entre os 20 e os 34 anos com, pelo menos, o ensino secundário deveriam encontrar emprego no período de um a três anos. Em Portugal, isso foi conseguido em 2022.

O dado é sublinhado no relatório “Estado da Educação 2022”, divulgado hoje pelo Conselho Nacional da Educação, que faz um retrato do ensino em Portugal, dedicando um dos capítulos à qualificação e emprego.

Numa análise da relação entre os dois indicadores, o estudo mostra que, em apenas um ano, a percentagem de diplomados entre os 20 e os 34 anos com emprego até três anos após concluir o secundário ou o superior passou de 76,1% para 81,7%, o valor mais alto de sempre.

“Também as taxas de empregabilidade, por nível de qualificação, para a mesma faixa etária mostram que quem estuda mais tem maior probabilidade de conseguir um emprego”, acrescenta o relatório, que refere que a taxa de empregabilidade dos que concluíram o ensino secundário ou pós-secundário aumentou de 68,3% em 2021 para 80,1% em 2022.

Por outro lado, a empregabilidade dos jovens destas idades com habilitação máxima correspondente ao ensino básico “diminuiu visivelmente” em Portugal, de 63,5% para 43,7%.

As vantagens vão além de conseguir ou não ter emprego e refletem-se, sobretudo, em termos remuneratórios.

Nesse caso, e com dados referentes a 2021, o “Estado da Educação 2022” revela que um doutorado ganha quase três vezes mais do que alguém que concluiu apenas o secundário.

Os investigadores do CNE estimam que um trabalhador com o ensino secundário recebe, em média, 953 euros brutos mensais, contra 2.552 euros para um doutorado.

As diferenças são também substanciais em relação aos outros níveis do ensino superior, uma vez que o salário bruto de um licenciado ronda os 1.649 euros, enquanto quem tem um mestrado recebe 1.771 euros.

Na base da tabela estão os trabalhadores apenas com o 1.º ciclo de escolaridade, que recebem, em média, 783 euros brutos, menos 32 euros do que quem concluiu o 2.º ciclo e menos 54 euros do que quem terminou o ensino básico.

Ainda assim, acrescenta o relatório, “em termos do salário real, a compensação é ainda significativamente inferior quando comparada às de economias europeias mais saudáveis, especialmente quando se trata das qualificações cimeiras – licenciaturas, mestrados e doutoramentos”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe 20º Encontro Internacional das Artes

Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.

Opinião 3 Novembro, 2025

OPINIÃO: Prevenir para viver melhor

O cancro do intestino – ou seja, do cólon e reto (CCR) – é uma das doenças oncológicas mais comuns e uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal, é o cancro mais frequente e o segundo cancro mais mortal, sendo responsável por cerca de 12 mortes por dia. Apesar destes números alarmantes, o CCR é também um dos tipos de cancro mais preveníveis e tratáveis, sobretudo quando detetado precocemente.

Desporto 2 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense empata em casa frente ao Vilaverdense

O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 2 Novembro, 2025

Caminha sobe à liderança na 1ª Divisão da AF Viana do Castelo

A sétima jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada pela mudança de líder. O AC Caminha venceu este domingo o Lanheses por 2-0 e assumiu o topo da tabela, aproveitando o deslize do Courense, que foi derrotado em casa pelo Vitorino de Piães por 0-1.

Desporto 2 Novembro, 2025

Távora é líder isolado da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo

A sétima jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela. O Távora venceu em casa o Torreenses por 2-1 e assumiu, de forma isolada, a liderança do campeonato, somando agora 21 pontos.

Nacional 2 Novembro, 2025

Marcelo Rebelo de Sousa marca eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.

Desporto 2 Novembro, 2025

Internacionais Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão distinguidos pela AFVC

A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.