A taxa de utilização de cheques dentista em 2023 fixou-se em 68%, num investimento superior a 15 milhões de euros, valores superiores a 2022, mas abaixo da meta de utilização de 75% estabelecida pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
A propósito do Dia Mundial da Saúde Oral, que hoje se assinala, a DGS revelou em comunicado que o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral “emitiu 635.260 cheques dentista no ano passado, abrangendo 428.353 utentes”, com uma taxa de utilização de 68% e um investimento de 15,117 milhões de euros.
Os valores são superiores aos de 2022, quando foram emitidos 629.991 cheques dentista e utilizados 415.497, uma taxa de utilização de 67% e um investimento de cerca de 14,5 milhões de euros.
“O número de referenciações emitidas em 2023 para consulta de medicina dentária — 86.170 – foi o mais alto de sempre, tendo sido utilizadas 26.496. Também a referenciação para consultas de higiene oral subiu face a 2022, registando-se 27.527 referenciações e utilizadas 15.293”, adiantou a DGS.
O organismo refere ainda que no último ano se manteve “a progressiva diminuição dos tratamentos curativos realizados através de cheques dentista em crianças e jovens dos 7, 10 e 13 anos, com mais de 70% de tratamentos preventivos realizados”.
O comunicado avança que “a taxa de tratamentos preventivos realizados no SNS subiu mais de 10% nos últimos seis anos, resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem”.
“Com o objetivo de atingir uma taxa de utilização de 75%, a DGS continua a reforçar todas as medidas que permitam simplificar o acesso e utilização do cheque dentista / referenciação para higienista oral, nomeadamente, através do procedimento, atualmente em curso, para desmaterializar o acesso através de forma digital”, lê-se no comunicado.
A DGS recorda que têm acesso aos cheques dentista as grávidas, as crianças e jovens entre os 2 e os 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/Sida e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Brasil, assinaram esta sexta-feira um acordo de cooperação que permitirá aos estudantes obter duplos diplomas. O protocolo, firmado em Viana do Castelo, consolida uma parceria académica iniciada em 2023 e abre caminho a programas conjuntos em áreas como ambiente, território e agronomia.
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro em honra de todos os Santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve em flagrante um homem de 45 anos, suspeito de burla qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa, num esquema fraudulento vulgarmente conhecido como “Burla do Amor” ou “Romance Scam”. A detenção ocorreu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que no Dia de Todos os Santos, o Cemitério Municipal irá funcionar em horário especial. Hoje, 1 de novembro, o cemitério estará aberto das 09h30 às 18h30, permitindo que a população possa visitar os seus entes queridos com maior comodidade.
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.