A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou a conclusão de um investimento de mais de 6,3 milhões de euros para detetar fugas na rede que serve sete concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Em comunicado enviado às redações, a empresa revelou que o investimento, no valor total de 6.328.239,44 euros resultou da aprovação de uma candidatura, em 2020, ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
A operação, “que visou promover a resiliência e sustentabilidade das redes de abastecimento de água do sistema de águas do Alto Minho, beneficiou perto de 160 mil habitantes”.
Para aumentar a eficiência e eficácia dos sistemas de abastecimento de água da região do Alto Minho, a AdAM instalou sistemas de telegestão e equipamentos de medição e controlo.
Com aquela tecnologia, passou a ser “possível monitorizar as redes de abastecimento, reduzindo o número e tempo das avarias e fugas, facilitando a compreensão e a evolução de consumos, antecipar carências e avaliar resultados”.
A Lusa contactou a empresa para aferir dos resultados práticos deste investimento, mas ainda não obteve resposta.
Dados revelados pela AdAM em 2021 apontavam para 1.884 roturas detetadas na rede de distribuição de água e um volume 45,4% de perdas de água na globalidade da sua área de intervenção. Já no saneamento básico, a percentagem revelada foi de 38,5%.
A AdAM foi constituída em 2019 e começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.
A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.