Logo
Regional

Mais de 6,3 milhões de euros melhoram eficiência hídrica em sete municípios do Alto Minho

16 Maio, 2024 | 16:55
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou a conclusão de um investimento de mais de 6,3 milhões de euros para detetar fugas na rede que serve sete concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Em comunicado enviado às redações, a empresa revelou que o investimento, no valor total de 6.328.239,44 euros resultou da aprovação de uma candidatura, em 2020, ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A operação, “que visou promover a resiliência e sustentabilidade das redes de abastecimento de água do sistema de águas do Alto Minho, beneficiou perto de 160 mil habitantes”.

Para aumentar a eficiência e eficácia dos sistemas de abastecimento de água da região do Alto Minho, a AdAM instalou sistemas de telegestão e equipamentos de medição e controlo.

Com aquela tecnologia, passou a ser “possível monitorizar as redes de abastecimento, reduzindo o número e tempo das avarias e fugas, facilitando a compreensão e a evolução de consumos, antecipar carências e avaliar resultados”.

A Lusa contactou a empresa para aferir dos resultados práticos deste investimento, mas ainda não obteve resposta.

Dados revelados pela AdAM em 2021 apontavam para 1.884 roturas detetadas na rede de distribuição de água e um volume 45,4% de perdas de água na globalidade da sua área de intervenção. Já no saneamento básico, a percentagem revelada foi de 38,5%.

A AdAM foi constituída em 2019 e começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Janeiro, 2026

Biblioteca Municipal de Valença recebe sessão de leitura e oficina para crianças

A Biblioteca Municipal de Valença convida famílias para mais uma edição do programa Histórias em Família, este sábado, 24 de janeiro, às 10h30. A iniciativa promete uma manhã de leitura, criatividade e partilha entre pais e filhos.

Regional 23 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana celebra Dia do Diplomado com quase 1.500 pessoas

Viana do Castelo vai receber este sábado cerca de 1.500 pessoas para a cerimónia do Dia do Diplomado do Politécnico de Viana do Castelo. O evento decorre no Centro Cultural da cidade, a partir das 10h00, numa edição que se anuncia como uma das mais participadas de sempre.

Música 23 Janeiro, 2026

Mickael Carreira anima a Festa das Tradições de Ponte da Barca

Ponte da Barca prepara-se para três dias de muita música, animação e celebração da cultura local com a realização da Festa das Tradições, que decorre de 8 a 10 de maio na Praça Terras da Nóbrega.

Regional 23 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 2 milhões na requalificação e ampliação da Escola do Cabedelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta semana, a abertura de concurso público e a autorização da despesa para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque. O investimento previsto é de 2,061 milhões de euros, com um prazo de execução de 360 dias.

Nacional 23 Janeiro, 2026

Marta Von Fridden assume lugar de deputada na Assembleia da República

Marta Von Fridden, coordenadora da Iniciativa Liberal (IL) em Viana do Castelo, tomou posse esta quarta-feira, 21 de janeiro, como deputada na Assembleia da República, substituindo Carlos Guimarães Pinto, que suspendeu o mandato por um mês por “motivos pessoais”.

Desporto 23 Janeiro, 2026

Juventude Viana defronta OC Barcelos B na abertura da segunda volta do campeonato

A Juventude Viana regressa amanhã ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, enfrentando o OC Barcelos B, em jogo da 14.ª jornada, marcada para as 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Regional 23 Janeiro, 2026

Monção propõe apoios ao IMI e benefícios sociais para bombeiros voluntários

A Câmara Municipal de Monção vai colocar em discussão pública um projeto de regulamento que prevê apoiar os bombeiros voluntários no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da habitação própria e permanente.