Logo
Nacional

Mais de 600 mil jovens inscritos na Jornada Mundial da Juventude

14 Maio, 2023 | 14:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Mais de 600.000 peregrinos inscreveram-se até hoje na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou o presidente da Fundação JMJ.

“Na primeira fase já são mais de 600 mil jovens que manifestaram interesse em participar nessa jornada. Dessa primeira fase para as outras há um caminho, mas é um número muito significativo comparando com outras jornadas”, disse Américo Aguiar, durante uma visita à sede da Fundação JMJ, em Lisboa, do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e do primeiro-ministro português, António Costa.

Num curto discurso, antes da visita às instalações, o bispo auxiliar de Lisboa adiantou que nesse lote de inscritos está representado “a quase totalidade dos países do mundo”.

A 80 dias do início do encontro mundial, que vai contar com a presença do Papa Francisco, Américo Aguiar pediu confiança na organização e assegurou que tudo está a ser feito “dentro dos calendários”.

O presidente da Fundação JMJ disse ainda que não se pode “perder muito tempo”, tendo em conta que falta cerca de dois meses e meio, sentindo um “misto entre alegria e aflição”.

A acompanhar António Costa estiveram os ministros da Saúde, Manuel Pizarro, da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que é a responsável do Governo pela organização do encontro mundial.

Na visita marcaram também presença o coordenador da JMJ nomeado pelo Governo, José Sá Fernandes, e o Cardeal Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais
Terça-feira
04 Abr
Terça-feira
11 Abr
Terça-feira
18 Abr
Terça-feira
25 Abr
Terça-feira
02 Mai

Notícias

Opinião 22 Maio, 2023

OPINIÃO: Ganhar o futuro no presente 

O futuro do planeta ganha-se ou perde-se no presente, pelo que a capacidade de agirmos coletivamente será determinante para o sucesso de medidas promotoras da  almejada sustentabilidade social, económica e ambiental. O desenvolvimento  harmonioso dos territórios, gerador de uma efetiva igualdade de oportunidades, surge, assim, como a premissa maior de um progresso civilizacional sonhado e desejado.  

Regional 28 Maio, 2023

População de São Pedro da Torre está contra o encerramento da passagem de nível

A população de São Pedro da Torre, no município de Valença, está contra o encerramento da passagem de nível (PN). Como forma de protesto, foram já afixados vários cartazes, entre os exemplos, "sem alternativa não há encerramento" no local.

Regional 27 Maio, 2023

Presidente da República garante que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ontem em Viana do Castelo e considerou que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”, deixando palavras de incentivo e elogio ao dinamismo dos empresários locais.

Regional 27 Maio, 2023

Playday Família comemora o Dia Mundial do Brincar em Viana do Castelo

Este domingo, 28 de maio, o Playday Família vai comemorar o Dia Mundial do Brincar, no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00. 

Regional 27 Maio, 2023

Festas de São João de Braga com dois novos espaços na Praça do Município e Pópulo

Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.

Regional 26 Maio, 2023

Ponte da Barca promove fim de semana gastronómico e elege Rainha das Vindimas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai promover, este fim de semana, dias 27 e 28 de maio, uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”.

Nacional 26 Maio, 2023

ISN realiza primeiro OPEN DAY para a Certificação de Nadadores-salvadores

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vai realizar o primeiro OPEN DAY para a execução do Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para nadadores-salvadores, no dia 01 de junho, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no concelho do Barreiro.

Nacional 26 Maio, 2023

GNR comemorou o Dia do Guarda-Florestal

A Guarda Nacional Republicana comemorou ontem, dia 25 de maio, o dia do Guarda-Florestal, adaptando um conjunto de eventos alusivos às comemorações deste dia no Parque Ecológico da Venda do Pinheiro, na Malveira, visando assinalar a data e reforçando a respetiva imagem institucional, garantindo a devida solenidade e dignidade de que são plenamente merecedores todos os elementos desta carreira profissional.