O evento “Viana Race”, organizado pela Rádio Alto Minho e pela X Life Events e Crossfit de Viana do Castelo em parceria com a Câmara Municipal, vai juntar mais de seiscentos atletas que irão percorrer 12 quilómetros com mais de trinta obstáculos.
A iniciativa, que integra o programa da Cidade Europeia do Desporto 2023 da autarquia, é uma corrida urbana e vai decorrer no dia 5 de novembro a partir das 15 horas.
O evento tem um trajeto urbano, num percurso de 12 quilómetros e, de acordo com a organização, são esperados mais de 600 atletas e muitos outros entusiastas das corridas de obstáculos, oriundos de vários distritos portugueses e da vizinha Galiza.
Esta é mais uma iniciativa no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, que acontece em 2023, que visa atingir os principais objetivos do Manifesto da ACES Europe: prazer em fazer exercício, determinação em conseguir, espírito de comunidade, aprendizagem do fair-play e melhoria da saúde da comunidade.
Atualmente, encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pela autarquia, com o objetivo de proporcionar condições para uma melhoria permanente do treino, aumentando o número de participantes, estimulando a prática e os princípios do associativismo.
O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.