Mais de 57 mil acidentes rodoviários ocorreram nas estradas portuguesas nos primeiros cinco meses do ano, dos quais resultaram 157 mortos, menos 26 comparativamente ao mesmo período de 2024, revelou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
De acordo com o relatório diário de sinistralidade da ANSR, foram registados em todo o país, entre 01 de janeiro e 31 de maio, 57.132 acidentes, que provocaram 157 mortos, 960 feridos graves e 16.502 feridos ligeiros.
Comparando com o mesmo período de 2024, verificaram-se menos 16 acidentes, menos 26 vítimas mortais, menos 960 feridos graves e menos 16.502 feridos ligeiros.
Segundo os dados, o maior número de acidentes ocorreu no distrito de Lisboa (10.359), seguido do Porto (9.585), Aveiro (4.450) e Braga (4.285).
No que respeita a vítimas mortais, os distritos de Lisboa e do Porto registaram o maior número, com 19 mortos cada, seguidos de Santarém (18), de Braga (15), Aveiro e Setúbal (13 cada).
O número de mortos diz respeito às vitimas cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.
Os dados da ANSR indicam ainda que a maioria dos feridos graves foi registada nos distritos de Lisboa (150), Santarém (84), Setúbal (80), Braga (71) e Porto (70).
Já no que se refere aos feridos ligeiros, o maior número ocorreu no distrito de Lisboa (3.621), seguido do Porto (2.703), de Braga (2.123) e Aveiro (1.282).
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.