Todos os meses, 540 alunos das escolas de Viana do Castelo participantes no “Desafio Super S” têm consumido refeições 100% vegetais, "equilibradas, saborosas e sustentáveis".
O refeitório escolar é um espaço de experimentação de novos sabores, de aprendizagens não formais no que toca ao respeito pelos alimentos e ao desenvolvimento de atitudes positivas face a novos sabores. Nesse sentido, o desafio nº 1 do “Super S” alia a promoção da saúde com o respeito pelo ambiente ao incentivar o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, com o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto por pratos à base de leguminosas e seus derivados.
Com esta refeição 100% vegetal, proporcionada mensalmente, é promovido, junto das crianças, o conhecimento de que estas refeições também podem ser completas, saudáveis e amigas do ambiente.
Recorde-se que, em outubro passado, a Câmara Municipal de Viana lançou o “Desafio Super S” às escolas do concelho. A autarquia criou três desafios às escolas do primeiro ciclo de ensino básico e jardins-de-infância da rede pública com o objetivo de promover uma alimentação ainda mais saudável e sustentável para as crianças.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.