Logo
Regional

Mais de 400 jornalistas abandonaram a profissão em sete anos

20 Janeiro, 2024 | 17:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas indicou que, em sete anos, mais de 400 jornalistas abandonaram a profissão, destacando os "atos de coragem" de quem chega ou deixa o setor e a "paixão pelo jornalismo".

“Somos 5.310 em 2024, em sete anos, saíram 436 camaradas da profissão […]. Sair e ficar são atos de coragem. Uns e outros estão unidos pela paixão do jornalismo”, afirmou o presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho, que falava na cerimónia de abertura da reunião magna, que decorre, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas, assinalou que na última edição a antiga jornalista Barbie Zelizer escreveu que a profissão tinha atingido “um ponto de exaustão”, restando-lhe renascer. Contudo, passados sete anos “estamos pior”, notou.

Durante a sua intervenção, lembrou os jornalistas que fazem estágios sucessivos, sem salário, os que se esgotam física e mentalmente, os que partilham casa, não têm dinheiro para viajar ou comprar livros, os precários, os que produzem à peça e todos os que se desdobram em vários trabalhos.

“Falo pelos que, apesar de tudo, têm a coragem de ficar”, vincou.

Este responsável disse ainda que os jornalistas têm que “olhar para dentro” e perceber aquilo que está a ser feito.

Conforme defendeu, se o problema é o financiamento do bem público, então que “se discuta sem tabus o financiamento do jornalismo e não das empresas, cuja propriedade desconhecemos e que podem servir interesses obscuros”.

Pedro Coelho aproveitou ainda para deixar um alerta: Se tudo ficar na mesma, “teremos perdido a oportunidade de reconstruir o futuro”.

O 5.º Congresso dos jornalistas, que decorre sete anos após a última edição, vai abordar temas como ética, condições de trabalho, ensino, memória e financiamento dos media.

Este evento, que termina no domingo, é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), Casa da Imprensa e Clube dos Jornalistas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).