O presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas indicou que, em sete anos, mais de 400 jornalistas abandonaram a profissão, destacando os "atos de coragem" de quem chega ou deixa o setor e a "paixão pelo jornalismo".
“Somos 5.310 em 2024, em sete anos, saíram 436 camaradas da profissão […]. Sair e ficar são atos de coragem. Uns e outros estão unidos pela paixão do jornalismo”, afirmou o presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho, que falava na cerimónia de abertura da reunião magna, que decorre, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
O presidente do 5.º Congresso dos Jornalistas, assinalou que na última edição a antiga jornalista Barbie Zelizer escreveu que a profissão tinha atingido “um ponto de exaustão”, restando-lhe renascer. Contudo, passados sete anos “estamos pior”, notou.
Durante a sua intervenção, lembrou os jornalistas que fazem estágios sucessivos, sem salário, os que se esgotam física e mentalmente, os que partilham casa, não têm dinheiro para viajar ou comprar livros, os precários, os que produzem à peça e todos os que se desdobram em vários trabalhos.
“Falo pelos que, apesar de tudo, têm a coragem de ficar”, vincou.
Este responsável disse ainda que os jornalistas têm que “olhar para dentro” e perceber aquilo que está a ser feito.
Conforme defendeu, se o problema é o financiamento do bem público, então que “se discuta sem tabus o financiamento do jornalismo e não das empresas, cuja propriedade desconhecemos e que podem servir interesses obscuros”.
Pedro Coelho aproveitou ainda para deixar um alerta: Se tudo ficar na mesma, “teremos perdido a oportunidade de reconstruir o futuro”.
O 5.º Congresso dos jornalistas, que decorre sete anos após a última edição, vai abordar temas como ética, condições de trabalho, ensino, memória e financiamento dos media.
Este evento, que termina no domingo, é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), Casa da Imprensa e Clube dos Jornalistas.
Viana do Castelo vai ser palco de um espetáculo único de K-Pop no próximo sábado, 11 de abril, no Centro Cultural Viana do Castelo, a partir das 15h00.
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a escolha da Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026, a figura que irá representar a festa mais emblemática da cidade.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, no Pavilhão José Natário, a equipa do HC Cambra, em jogo referente à 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Viana do Castelo continua a celebrar o amor e a tradição cultural junto da comunidade migrante, promovendo uma das mais belas expressões do património local: o Lenço dos Namorados.
A transportadora rodoviária de longa distância FlixBus anunciou que disponibiliza 150 mil viagens a preços reduzidos, válidas entre 23 de fevereiro e 29 de março, numa iniciativa para apoiar a mobilidade e a recuperação das regiões afetadas pela depressão Kristin.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.