Cerca de 350 alunos de escolas de Ponte da Barca participam, na próxima segunda-feira, 28 de novembro, em ações das iniciativas “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas.
As atividades serão acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, entre outras entidades civis e militares.
No NRP “Rio Minho”, atracado em Vila Nova de Cerveira, alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico participam em atividades no âmbito do “Alista-te por um dia”, características da vida a bordo de um navio militar.
No Auditório Casa de Santo António do Buraquinho, em Ponte da Barca, alunos do 9º ano de escolaridade recebem as Forças Armadas, no âmbito da iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, para uma palestra sobre a missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, com enfoque no empenhamento em contexto nacional e internacional.
Alunos do 12º ano da Escola Profissional EPRALIMA, em Ponte da Barca, terão oportunidade de assistir a uma conferência da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, subordinada ao tema “As Forças Armadas do Século XXI”, que será proferida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria a n.º 6, Coronel Jorge Martins Henriques, e pelo Almirante CEMGFA.
No NRP “Rio Minho”:
(Av. dos Pescadores, Vila Nova de Cerveira)
09h00 – Hora limite de chegada dos OCS
09h15 – Visita do Almirante CEMGFA às atividades do “Alista-te por um dia” a bordo
10h00 – Saída do navio
No Auditório Casa de Santo António do Buraquinho:
(R. Dr. José Lacerda Megre, 17, Ponte da Barca)
10h45 – Visita do Almirante CEMGFA à palestra “Cidadania e Forças Armadas”
11h00 – Saída do Auditório
Na Escola Profissional EPRALIMA:
(R. das Oliveiras, Ponte da Barca)
11h30 – Início da conferência “Portugal e Forças Armadas”
12h30 – Fim da conferência
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.