Cerca de 350 alunos de escolas de Ponte da Barca participam, na próxima segunda-feira, 28 de novembro, em ações das iniciativas “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas.
As atividades serão acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, entre outras entidades civis e militares.
No NRP “Rio Minho”, atracado em Vila Nova de Cerveira, alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico participam em atividades no âmbito do “Alista-te por um dia”, características da vida a bordo de um navio militar.
No Auditório Casa de Santo António do Buraquinho, em Ponte da Barca, alunos do 9º ano de escolaridade recebem as Forças Armadas, no âmbito da iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, para uma palestra sobre a missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, com enfoque no empenhamento em contexto nacional e internacional.
Alunos do 12º ano da Escola Profissional EPRALIMA, em Ponte da Barca, terão oportunidade de assistir a uma conferência da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, subordinada ao tema “As Forças Armadas do Século XXI”, que será proferida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria a n.º 6, Coronel Jorge Martins Henriques, e pelo Almirante CEMGFA.
No NRP “Rio Minho”:
(Av. dos Pescadores, Vila Nova de Cerveira)
09h00 – Hora limite de chegada dos OCS
09h15 – Visita do Almirante CEMGFA às atividades do “Alista-te por um dia” a bordo
10h00 – Saída do navio
No Auditório Casa de Santo António do Buraquinho:
(R. Dr. José Lacerda Megre, 17, Ponte da Barca)
10h45 – Visita do Almirante CEMGFA à palestra “Cidadania e Forças Armadas”
11h00 – Saída do Auditório
Na Escola Profissional EPRALIMA:
(R. das Oliveiras, Ponte da Barca)
11h30 – Início da conferência “Portugal e Forças Armadas”
12h30 – Fim da conferência
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.