Este fim de semana, de 7 a 9 de julho, Valença prepara-se para acolher a segunda edição do "Arte Dance Valença - Festival Internacional de Dança". O evento conta com a participação de 12 grupos e 340 dançarinos portugueses e espanhóis.
O festival abre com um primeiro espetáculo esta sexta-feira, 7 de julho, no Jardim Municipal, às 21h00. No sábado, entre as 10h00 e as 12h00, decorrerão espetáculos na Praça da República, no interior da Fortaleza. Pelas 21h00 está ainda programado um grande espetáculo, com todos os grupos, no Jardim Municipal.
No domingo, 9 de julho, entre as 10h00 e as 12h00, a programação decorrerá na Praça da República.
Segundo o Município de Valença, o festival conta com a participação de mais de uma dezena de escolas: “Susana Castro, Unidance, Ldanza, Fita Novas, Attitude, Danzarte, Adeixa, Ldanzia, Escuela de Danza Paradela, Bs Danza, Miriam Pino e Oosfera”.
Para além dos espetáculos gratuitos e abertos ao público “o evento contará com um amplo conjunto de atividades para os 340 bailarinos como discoteca pós espetáculo, master class e parque aquático”, completou a autarquia.
O “Arte Dance Valença” é uma iniciativa da Associação de Dança do Eixo Íbero Atlântico (ADEIXA) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.