Logo
Nacional

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

18 Junho, 2024 | 15:12
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

“Na semana passada, mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de português do 2.º ano, num universo de 100 mil, ou seja, mais de 30%. Claramente, isto só é possível quando os encarregados de educação tomam esta iniciativa”, referiu.

Em declarações à Lusa depois de uma conferência de imprensa em frente à Escola Básica Dr. João Rocha Pai, em Vagos, André Pestana sublinhou que estes números atestam que a greve às provas de aferição tem tido “impacto em escolas de norte a sul do país”, apesar “dos vários atropelos à greve”.

“Os docentes em greve agradecem a solidariedade de milhares de encarregados de educação que, de várias formas, manifestaram também a sua reprovação a estas provas de aferição, que têm servido essencialmente para sobrecarregar ainda mais os docentes com trabalho, criar ansiedade e ‘stress’ nos nossos alunos e fazê-los perder muitas aulas”, acrescentou.

Para o responsável do STOP, o novo ministro da Educação, Fernando Alexandre, “tem de mudar nas políticas educativas e no respeito pelos direitos laborais de quem trabalha nas escolas”.

“No seu recente programa apresentado ‘Mais aulas, mais sucesso’ pretende, infelizmente, agudizar ainda mais o envelhecimento e o cansaço docente. Não é esse o caminho, como também não é o caminho uma avaliação docente que começa a contar para a colocação dos professores”, lamentou.

André Pestana criticou também que se siga um modelo especial de remuneração e de avaliação apenas para os diretores escolares ou que se aprofunde a municipalização.

“Para melhorar a qualidade da escola pública é fundamental uma gestão escolar democrática, o direito à Caixa Geral de Aposentações, uma avaliação justa e sem quotas, além de muitas outras questões específicas que o STOP continua a defender para docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores especializados”, apontou.

Já a delegada sindical do STOP em Vagos, Paula Neves, frisou que os docentes continuam em greve às provas de aferição por “uma questão de coerência com os princípios que defendem”.

“Os docentes não veem qualquer vantagem pedagógica para os alunos e também não veem qualquer vantagem educativa para o sistema. Neste momento encontramo-nos no fim do ano, os professores estão exaustos e as provas de aferição desviam meios tecnológicos e humanos que são fundamentais para o sucesso educativo dos alunos”, justificou.

De acordo com Paula Neves, a greve e “a luta” é para manter até os docentes serem ouvidos e conseguirem “algumas mudanças muito importantes” e das quais dizem não abdicar “a bem da qualidade da escola pública”.

À Lusa, esclareceu também que a greve é exclusivamente às provas de aferição, mantendo-se o cumprimento da atividade letiva.

“Estamos a ser um bocadinho condicionados a ter de dizer que estamos em greve para não sermos substituídos e estamos a assumir as turmas e a cumprir com a atividade letiva. Mas temos colegas a quem foram apagados os sumários relativos a essas aulas e pretendem descontar-nos, como aliás já foi anteriormente feito, essas horas do nosso vencimento”, denunciou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.